Como mudar a senha do Wi-Fi

Mudar a senha do Wi-Fi? Não só é possível como oferece uma maior segurança… Está à espera de quê?

Como mudar a senha do Wi-Fi
É fácil…

Há quem mude por uma questão de segurança. Mas também há quem mude simplesmente por uma questão de… facilidade. Qual é o seu motivo? Temos um pequeno manual de instruções que o vão ajudar a mudar a senha do Wi-Fi. É mais fácil do que parece e pode ser feito em apenas… dois minutos.
 

Tudo menos 123456

 

1. Página de configuração

Todos os routers possuem uma página de configuração. É nessa página que os utilizadores podem mudar as configurações predefinidas e personalizar a rede que possuem em casa. E é também nessa página que podemos mudar a senha do Wi-Fi. Não sabe qual é o endereço da sua página de configuração? Experimente 192.168.1.1, 192.168.0.1, ou 10.0.1.1 – endereços padrão para routers. Se não for nenhum destes, faça uma rápida pesquisa no Google com a marca do seu router.
 

2. Utilizador e senha

Como seria de esperar, as páginas de configuração exigem a introdução de um nome de utilizador e uma palavra-passe. Há uma grande probabilidade de a palavra “admin” servir para os dois campos, embora isso possa variar consoante o modelo do router. Se não conseguir entrar na página de configuração com a nossa sugestão, faça uma rápida pesquisa no Google.
 

3. Mudar a senha

Conseguiu aceder à página de configuração do router? Já esteve mais longe de conseguir mudar a senha do Wi-Fi… Dentro dessa página vai encontrar vários separadores que permitem aceder a diferentes opções. Como não sabemos qual é a marca do seu router, não podemos dizer-lhe o nome do separador certo… Vai ter de procurar! Se encontrar algum que possua as palavras “Segurança”, “Encriptação WPA” e “WPA-PSK” então é porque deve estar no sítio certo.

É nesse separador que pode mudar a senha do Wi-Fi. Procure pelo campo “WPA-PSK”, “Password”, “Passphrase” ou “Shared Key”… Encontrou? É só introduzir uma senha nova! Se precisar, nós temos um artigo que o pode ajudar a criar uma password segura. Tudo menos 123456, asd123asd123 ou outras semelhantes!
 

4. Guardar

Já alterou a senha do Wi-Fi? Agora é só guardar antes de fechar a página. Depois de definir uma palavra-passe nova é natural que o computador deixe de conseguir ligar à internet. É preciso introduzir a sua nova senha para que este a memorize.

Foi bastante fácil, certo?

PS: Também pode alterar o nome da sua rede se quiser… Basta uma rápida procura na página de configurações para encontrar esse campo. 


Veja também: