Como negociar um usado e não pagar demasiado

Saber como negociar um usado pode ser difícil, mas com alguma preparação prévia e um pouco de dedicação, lá se arranja um bom negócio

Como negociar um usado e não pagar demasiado
Saiba como pode ter um preço melhor

Crédito Automóvel: o 1º passo para o carro dos seus sonhos!Está a pensar comprar um carro e para evitar que os euros voem para fora da carteira decidiu escolher algo mais em conta: um usado. Mas pode ainda poupar mais se souber como negociar um usado e fazer um bom negócio. Afinal, é sempre possível baixar um bocado o preço se souber como o fazer

Parte da estratégia de como negociar um usado baseia-se na delicadeza com que trata as pessoas. Mantenha a cordialidade, seja confiante e astuto. Não se esqueça que você é que tem o dinheiro, logo você tem o poder.
 

5 dicas para fazer um bom negócio ao comprar um usado

 

1. Saiba o valor do carro

Se quer estar em boa posição para negociar tem de saber o valor do carro e quanto está disposto a pagar pelo mesmo. Faça os trabalhos de casa, fale com mecânicos e outros vendedores, fale até com a sua costureira, mas não se meta em negociações se não souber os valores todos.

 

2. Esteja pronto a desistir

Se quer saber como negociar um usado, ou qualquer outra coisa, tem de saber que não se pode apegar ao negócio. Se não conseguir chegar a um valor com que se sinta confortável desista do negócio, e siga com a sua vida.

Se o vendedor souber que está pronto a desistir, é provável que não insista com falinhas mansas e que ofereça logo um preço justo. Seja como for, existem mais carros usados à sua espera.

 

3. Comece com um valor abaixo do pretendido

Já tem um valor fixo para o carro na sua mente, mas o vendedor não sabe qual é. Logo, comece com um valor abaixo e vá negociando, tentando sempre justificar o que oferece. Se fez bem os trabalhos de casa vai ter muitos argumentos úteis na negociação.

Esta estratégia pode acabar por ser ótima para ter um belo desconto. Mesmo que não resulte, pode mandar ao ar o seu preço pretendido e, se o vendedor recusar, esteja pronto a desistir – não pague mais do que aquilo que deve.

 

4. Meta conversa

Durante a negociação pode falar sobre outras coisas. Pergunte o motivo da venda, pergunte se o vendedor pretende comprar outro carro, como o vendedor trata a sua costureira, e o que costuma fazer ao domingo à tarde.

Ao dar-se melhor com a pessoa, vai saber mais sobre o usado e a venda, enquanto  cria alguma empatia entre si e o vendedor. Se este gostar de si, pode ceder facilmente e pode até ser capaz de baixar o preço apenas por generosidade.

 

5. Não negoceie

Como negociar um usado? Não o faça. Qualquer pessoa que tenha experiência a vender carros usados é capaz de ser mais perspicaz que você a negociar e, se assim for, vai acabar por ser convencido a gastar mais.

A melhor maneira de fazer um bom negócio passa, então, a ser não negociar. Diga que faz a compra imediatamente se o preço for aquele que você pede, e recuse outras ofertas. Em último caso deixe o seu contacto e vá embora. Se pediu um preço justo, vai receber notícias.

Faça uma simulação personalizada para o seu Crédito Automóvel


Veja também: