Como ocupar o tempo na reforma

Porque a entrada na reforma não o deve conduzir a uma sensação de vazio, conheça 10 boas dicas de como ocupar o tempo na reforma. Afinal, são os seus anos dourados!

Como ocupar o tempo na reforma
10 dicas para tirar partido da sua aposentação

“Estou reformado, e agora?” A verdade é esta pode ser uma fase complicada, muito por “culpa” dos benefícios do trabalho: o sentimento de contribuição, a satisfação em resolver problemas e aprender coisas novas, as relações com os colegas, as rotinas diárias que eliminam a decisão do que fazer a seguir… A boa notícia é que não tem de abdicar de nenhum deles sendo reformado. Só tem de saber como ocupar o tempo na reforma.
 
 
10 dicas para passar o tempo de forma mais produtiva:
 
 
Escreva tudo o que gostaria de fazer
 
Antes de mais, é importante cultivar este hábito mesmo antes de se reformar. Muitas vezes não registamos as nossas vontades e acabamos por nos esquecer delas mais tarde. Tenha um pequeno caderno com as “100 coisas que gostaria de fazer na reforma”. A falta de tempo é a sua última desculpa!
 
Invista em hobbies que o fazem feliz
 
Se sempre gostou de dançar, dance. Se a cozinha italiana o apaixona desde sempre, faça um curso de culinária. Ou de Tai-chi. Ou de pintura. Tenha uma horta. Não importa qual é a sua paixão, desde que não a deixe fugir. 
 
Leia
 
Leia coisas que sempre lhe interessaram e leia coisas novas. O conhecimento não ocupa lugar e a leitura é das forma mais ricas de o apreender. Porque não aproveita para aprofundar os seus conhecimentos de História da Arte ou Política?
 
Viaje
 
Não tem de ser para longe. Claro que a reforma é a altura ideal para conhecer aqueles países que nunca teve oportunidade de visitar, por falta de tempo ou de dinheiro, porque os miúdos eram pequenos, etc. Mas será que conhece realmente Portugal? Porque não explorá-lo de norte a sul, sem pressas? Aproveite para conhecer as nossas 5 sugestões de hotéis a não perder.
 
Esteja em contato com a natureza
 
Faça-o regularmente. Depois de anos de trabalho e stress ofereça a si próprio o luxo de pousar os pés na terra, de fazer caminhadas, de observar as estrelas num telescópio. Aproxime-se das coisas simples da vida.
 
Se tem netos, divirta-se com eles
 
Ter netos que vivam perto de si é um privilégio e uma das coisas que o fará sentir mais vivo. Ensine-lhes algo novo, vá com eles ao cinema ou ao teatro, divirta-se! Eles têm muito a aprender consigo para além de que a juventude é algo contagiante. Precisa de ideias? Descubra as nossas sugestões de atividades low-cost. 
 
Olhe pela sua saúde
 
Esta não é a dica mais divertida desta lista mas é essencial para que possa fazer tudo o resto. Provavelmente nos próximos anos passará mais tempo no médico por isso é importante cuidar melhor de si. Tenha uma alimentação saudável e não se esqueça de fazer desporto! Estar fisicamente ativo é meio caminho andado para uma reforma mais leve e mais longa. 
 
Cultive a amizade
 
Nunca é tarde para fazer novos amigos. Crie e mantenha relações positivas, esteja com quem o faz sentir bem. E não perca o contato com os amigos de sempre; estabeleça uma rotina, seja uma vez por semana ou uma vez por mês, defina um programa e esteja com eles. 
 
Voluntarie o seu tempo e experiência
 
Esta é uma das formas mais recompensadoras de ocupar o tempo na reforma. Há imensas organizações voluntárias que necessitam do tempo que agora tem livre para levarem avante os seus projetos. Abrace uma ou várias causas com as quais se identifica e use a sua experiência e entusiasmo em prol de um objetivo maior. 
 
Escreva as suas memórias
 
Acha que a sua vida não é assim tão interessante? Pense melhor. Com certeza terá muito para contar. Porque não escreve a sua biografia? Reviva as suas histórias de infância, da vida familiar, dos anos de trabalho… e registe todas as coisas fantásticas que está a ter oportunidade de fazer na reforma.