Como organizar cozinhas pequenas

Organizar cozinhas pequenas pode parecer um grande desafio, no entanto há pequenos truques que fazem maravilhas por espaços de menores dimensões.

Como organizar cozinhas pequenas
7 truques para uma cozinha organizada e bonita

A cozinha é a alma da casa. Um espaço prático, bonito e organizado muda a forma como o vivemos e torna-se bem mais agradável. É possível organizar e decorar cozinhas pequenas e obter resultados fantásticos; está tudo ao alcance de algumas dicas simples.


A equação essencial: paredes + prateleiras

Imprescindíveis para organizar cozinhas pequenas, as prateleiras são um aliado de peso. Aproveite o espaço livre nas paredes e onde não pode colocar armários para organizar artigos na sua cozinha. Usufrua também do espaço no topo dos armários, caso estes não vão até ao teto, para arrumar aquelas coisas que são usadas menos vezes.

Disponha frascos, embalagens e afins dentro de pequenos cestos. Para além de ficarem mais bonitos, vai estar a aproveitar muito melhor o espaço útill nos armários. Pode também criar ‘’cabides’’ para pendurar frigideiras, por exemplo, aproveitando armários mais estreitos e mais altos que, à primeira vista, não iriam servir para esse efeito, como é o caso dos armários de canto. 
 
Use a parte interna das portas dos armários para pendurar em ganchos luvas de borracha, papel vegetal e de alumínio, sacos plásticos… Por vezes conseguimos organizar a cozinha de formas menos óbvias e que fazem imenso jeito. 

Os essenciais de cozinha, como o frigorífico, também podem servir para organizar o espaço… exterior. Confuso? Experimente, por exemplo, colar frasquinhos pequenos de especiarias com um íman à porta deste eletrodoméstico.



 

Precisa de espaço extra?

Para ficar com uma zona de preparação de alimentos mais ampla, coloque uma tábua de madeira por cima da pia que a cubra em toda a sua largura e que seja suficientemente alta para suportar peso e movimento sobre ela. Prateleiras com rodinhas também se tornam bastante úteis para arrumar alguns objetos em áreas menos óbvias e têm a vantagem de poder ser deslocados para outro lugar sempre que assim o entender. 

Veja também: 5 ideias para transformar a marquise numa divisão extra




 

Decoração

No que toca a decorar cozinhas pequenas, cestos de vime e bandejas, pequenos vasos com plantinhas ou ervas aromáticas e os velhinhos quadros de lousa são escolhas acertadas. Os cestos dão um ar acolhedor, os vasinhos frescura e boas energias e os quadros de lousa podem servir para recados, receitas, listas de compras e para ocupar os mais pequenos quando estes querem brincar na cozinha! 

Por último, menos é mais e esta dica vale tanto para a organização como para a decoração da sua cozinha. É importante ter sempre tudo à mão, mas o principal é ter apenas o suficiente e realmente necessário. Liberte-se do que não é importante e aprenda a reciclar e reaproveitar objetos para outras áreas da sua casa, conseguindo uma maior poupança de forma bem simples. 


Veja também: