Como organizar o escritório

O caos afeta a produtividade! Não perca as nossas dicas para organizar o seu escritório!

Como organizar o escritório
Não perca as nossas dicas!

Antes de começar a organizar o escritório, encontrar o lugar certo para o seu escritório é o primeiro passo. Especialmente se trabalha em casa! Vai passar lá muito tempo, por isso é importante que as questões domésticas não interfiram com o seu trabalho, para que tenha um escritório confortável, cheio de luz, inspirador e produtivo. Não, não funciona se usar cada dia um lugar diferente, um espaço próprio e as rotinas são importantes.
 

10 Dicas para organizar o escritório

 
1. Escolha a sua divisão ou canto preferido em toda a casa para instalar o seu escritório. É importante que seja num local onde se sente confortável e inspirado. Uma boa secretária, ampla e estável é fundamental, assim como uma cadeira com bom suporte nas costas, altura regulável e apoio de braços para maior conforto.
 
2. Prefira cores neutras mas alguns apontamentos de cor tornam o espaço menos aborrecido e estimulam a criatividade. Tenha algum dos seus objetos preferidos por perto, também uma planta, mas nada de encher o espaço com tralhas que o possam distrair!
 
3. Antes de continuar, faça uma limpeza aos seus papéis, faturas, cartas, revistas, folhetos e demais papeladas que sabemos que tem perdidos por dezenas de dossiers. Guarde apenas aquilo que é obrigatório, como é o caso de documentos relacionados com impostos, por exemplo. Não tenha medo, o que não foi usado nos últimos seis meses, vai para o lixo ou digitalize e arquive no seu computador. 
 
4. Agora que despachou os papéis é tempo de atacar outras coisas que só estão a ocupar espaço e a atrapalhar. Canetas, disquetes antigas, CD vazios, marcadores sem tampa, agrafadores avariados, afias partidos, clipes enferrujados, enfim, já percebeu, certo? Lixo com tudo o que não estiver em condições e aquilo que não usa, doe. 
 
5. É importante que cada coisa tenha o seu lugar, aliás esta é a grande máxima da organização. Portanto, se está a organizar o escritório, assegure que tem copos, cestos, gavetas, prateleiras, organizadores, caixas e dossiers para guardar todas as coisas que precisa ter por perto. Uma pequena coisa fora do sítio é o suficiente para que daí a nada se instale o caos!
 
6. Ao organizar os seus documentos, objetos, arquivos, material de escritório e afins, siga esta regra: o que é mais utilizado fica mais perto, o que é menos utilizado fica guardado mais longe. Ah! Outra coisa: separe bem o que é profissional do que pessoal.
 
7. Se tem um orçamento reduzido, aproveite latas de salsichas e de atum, frascos de compotas, caixas de sapatos e copos ou jarras que já não use para organizar todas as suas coisas.
 
8. Arranje um sistema para organizar todos os fios. Melhor: livre-se do maior número de cabos possível e prefira tudo wireless. Impressora, internet, rato e teclado. Quanto menos fios tiver a atrapalhar, melhor. 
 
9. Coloque rótulos em tudo e tenha as lombadas visíveis para que seja simples e rápido para si e para a sua família encontrar qualquer coisa que precise, sem desarrumar tudo o resto.
 
10. No final de cada dia, arquive tudo e deixe o escritório arrumado para que possa começar o seguinte sem atrasos! 
 
Bom trabalho!
 
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