Como organizar as tarefas domésticas

Perca algum tempo a organizar as tarefas domésticas para ganhar o dobro em descanso e tempo para a família. O truque é simplificar.

Como organizar as tarefas domésticas
Não perca as nossas 12 dicas.

Tome a organização ou planeamento das tarefas domésticas para si mas, na hora de as colocar em prática cabe a toda a família, do maior ao mais pequeno. Não caia no erro de rejeitar a ajuda dos seus filhos ou do seu marido porque acha que não vai ficar bem feito. O que importa? O que importa é que façam e que não carregue a sua casa em ombros. E, acredite, pode ser surpreendida. 


12 Dicas para organizar as tarefas domésticas


1. As listas são a melhor ferramenta para organizar as tarefas domésticas. Comece por enumerar todas as tarefas a fazer e distribua-as pelos dias da semana e pela restante família. Inclua as atividades dos miúdos, o planeamento da ementa, das compras, um cronograma para as limpezas, um plano para tratar da roupa e o tratamentos dos lixos.

2. Estes planos e cronogramas servem para que não se torne escrava da casa. Se tudo estiver limpo e organizado é mais agradável mas não deixe de estar com a sua família ou amigos porque tem roupa para passar!

Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si as melhores dicas de poupança.
3. Mantenha também uma lista com tudo o que tem no congelador, no frigorífico e na despensa. Assim, é muito mais fácil planear as refeições e as compras.

4. Já falamos noutros artigos mas vamos repetir: destralhar é a ordem de serviço! Livre-se de tudo aquilo que não usa, está estragado, não precisa ou é desnecessário. Quanto menos coisas tiver, menos tempo perde a organizar, a arrumar e a limpar.

5. Reserve dez ou quinze minutos por dia para uma arrumação rápida. Pegue num cesto e comece numa ponta da casa a apanhar tudo o que estiver fora do lugar. Leve um pano húmido consigo para que possa limpar qualquer sujidade.

6. Eletrodomésticos potentes fazem toda a diferença na hora de cozinhar, arrumar, lavar ou passar a roupa. Vale a pena investir um pouco mais para depois ganhar em tempo para relaxar.

7. Reduza o número de têxteis ou móveis desnecessários. Poupa tempo nas tarefas domésticas e é menos superfície para acumular pó ou ácaros. Móveis mais pequenos também libertam mais o espaço dando uma sensação de maior arrumação.

8. Não deixe nada espalhado pela casa. Quando desarrumou ou sujou arrume e limpe. Especialmente roupas ou loiça porque acumulam lixo e cheiros indesejáveis. Este pequeno truque vai reduzir o tempo que perde a limpar a sua casa.

9. Organizar as tarefas domésticas passa muito por ter a casa sempre organizada. Para isso, caixas, cestos, frascos e bolsas são os seus melhores aliados para manter cada coisa no seu lugar.

10. Dobre e passe as roupas assim que estejam secas. Se as deixar muitos dias à espera de vez vai notar que ficam mais enrugadas e a tarefa fica mais difícil.

11. Esqueça a limpeza semanal, prefira arrumar uma divisão a cada dia. A ideia é fazê-lo em menos de trinta minutos. Tenha os produtos e acessórios todos juntos de si e limpe no sentido dos ponteiros para não andar para trás e para frente.

12. Ative o modo speed cleaning e faça as limpezas mais profundas uma vez por mês ou a cada dois meses. Comece com uma ronda para apanhar o que está fora do sítio, limpe apenas o essencial, o que está sujo, tenha tudo o que precisa para a limpeza num balde e siga uma ordem (de cima para baixo, da esquerda para a direita)


Veja também: