Como organizar um baby shower

Tem uma amiga grávida? Saiba como organizar um baby shower com o nosso passo a passo e as melhores dicas. 

Como organizar um baby shower
O passo a passo para organizar um chá de bebé

Importada dos Estados Unidos, esta é uma moda que veio para ficar por terras lusas mas… como organizar um baby shower? Não sendo ciência nuclear, organizar um baby shower requer algum cuidado, tempo e obedece a determinadas regras para, na hora da festa, não falhar a etiqueta e, claro a animação.

Este é o momento para celebrar a chegada de um novo bebé e homenagear a grávida, logo, a ideia é que esta seja surpreendida. Assim, o baby shower, ou chá de bebé, deve ser organizado pelas amigas, irmãs, tias ou primas da grávida. Deve ser encarado como um momento para reunir família e amigos, tirar umas fotografias para mais tarde recordar, partilhar alguns presentes para a nova família que vai começar, conselhos fofinhos e na dose certa, talvez conhecer o quarto do novo rebento e, claro, comida deliciosa. Resumindo: diversão pura.
 

7 Passos para organizar um baby shower

 

A data

Normalmente, as últimas semanas da gravidez são passadas em casa, assim, à partida, esta parece ser uma boa altura para o evento. No entanto, na reta final da gravidez, pode não ser a melhor altura. A barriga pesa cada vez mais, o descanso é difícil, a mulher sente-se inchada e a ansiedade do fim da gestação começa a pesar. Por isso, procure agendar o baby shower entre a 22ª e a 30ª semana, ou seja, entre o sexto e o sétimo mês - assim, os pais têm tempo para organizar os presentes e avaliar o que ainda precisam comprar.
 


Os convidados

Manda a tradição que o baby shower é só para mulheres mas, sendo assim, já se sabe, a grávida corre o sério risco de passar uma tarde a ouvir histórias sinistras sobre partos estranhos, enfermeiras diabólicas, bebés insuportáveis e licenças de maternidade do outro mundo. Sem adiantar detalhes sobre o evento (data, local, conceito), é boa ideia que, pelas 12 semanas, peça à grávida que lhe dê uma lista de convidados. 

Depois, cerca de seis semanas antes da data, é tempo de convidar as pessoas. Porquê tantaa antecedência? É simples, em princípio, os convidados vão querer estar presentes, sem pressas, vão querer encontrar o presente perfeito, talvez amealhar para comprar algo melhor e é necessário tempo para preparar isso tudo.
 


O menu

Ainda que, nestas coisas, a máxima “um dia não são dias” impere, é importante ter atenção às restrições alimentares da grávida. Por isso, seja solidária com a futura mamã e evite ter coisas que esta não possa comer ou beber, como bebidas alcoólicas, por exemplo. Uns folhados de queijo de cabra e mel, uns baggels de salmão fumado e queijo creme, espetadas de tomate cereja e manjericão, brigadeiros de chocolate e cupcakes de fruta, um bolo, sumos naturais e limonadas e não precisa de muito mais.
 


A decoração

Sabemos que é tentador fazer deste dia um casamento em miniatura mas lembre-se: menos é sempre mais. No Pinterest, como sempre, não faltam ideias geniais, simples mas cheias de bom gosto para decorar o espaço num baby shower. Por lá, encontramos esta página cheia de sugestões e respetivos tutoriais
 


Os jogos

Na sua versão original, os baby shower incluem alguns jogos, porém, é preciso algum cuidado porque se a futura mamã não é muito adepta destas brincadeiras, não force para não matar a festa. Ainda assim, para quebrar o gelo, temos uma sugestão que tem tanto de simples, como divertida e nostálgica: pedir aos convidados uma fotografia sua em bebé que devem ser expostas para os restantes adivinharem quem é quem.
 


Os presentes

Pode ser necessária alguma gestão no que diz respeito aos presentes para o baby shower para que os pais não recebam algo que já têm, não precisam, não gostem ou para que não tenha ofertas duplicadas no baby shower. É mais uma razão para que a pessoa a organizar o baby shower seja próxima da futura mamã e com à vontade suficiente para abordar a questão com os convidados.

 

As fotografias

Se possível, ter um bom fotógrafo para registar o evento é boa ideia. Especialmente se a futura mamã não fez uma sessão de grávida. Se o orçamento não permitir, procure convidar alguém que tenha uma boa máquina fotográfica e especial jeito para a fotografia para mais tarde recordar. 
Proteja a saúde da sua família >>
Veja também: