Como organizar um copo de água

Organizar um copo de água pode ser complicado e muito desgastante. Por isso, não perca as nossas dicas para preparar o seu sem sobressaltos. 

Como organizar um copo de água
Não perca as nossas dicas.

A organização do copo de água depende do tipo de casamento que pretende. O copo de água de um casamento tradicional será muito diferente de um casamento na praia que funciona muito bem com um piquenique, por exemplo. Portanto, para começar tem que definir o tipo de casamento que pretende, depois não perca as nossas dicas para organizar o copo de água com tranquilidade. 
 

Quinta, restaurante ou hotel?

Ou praia ou casa de família ou parque! As possibilidades não são infinitas mas quase e a decisão do espaço depende do tipo de casamento que pretende e também do seu orçamento. 
O espaço define tudo o resto, a começar pelo tipo de serviço. 
 
Se casar na praia, com poucos convidados, pode preparar um piquenique requintado. Já se prefere casar na casa de família, pode apenas precisar de contratar o catering mas também pode ficar bastante mais caro se, por exemplo, precisar de alugar uma tenda.
 
Seja qual for a opção, é importante escolher um local que seja acessível a todos os convidados e que fique relativamente perto para evitar longas viagens ou gastos extra com alojamento, por exemplo.
 
Além disso, tenha o cuidado de escolher um local que seja suficientemente grande para permitir que todos estejam sentados confortavelmente, que seja climatizado, com quartos de banho suficientes para o número de convidados e que tenha bastante espaço para o baile!


Veja também: Como escolher a quinta para o casamento
 
 

Organizar as mesas

Este é a parte mais complexa do copo de água, ou mesmo de todo o casamento. Sugerimos que comece a organizar o mais cedo possível. É certo que até ao último dia vai fazer ajustes mas, pelo menos, já tem o grosso do trabalho feito, a maioria das decisões já foram tomadas e daí já não resultam discussões.
 
O ideal é agrupar as pessoas por núcleos: os amigos da faculdade, as amigas da infância, a família da noiva, os colegas do trabalho e por aí fora. Se tem convidados que não se enquadram em nenhum núcleo, não faça uma mesa só com estas pessoas! Coloque-as noutras mesas, com pessoas da mesma idade, profissão ou outros pontos em comum.
 
É boa ideia ter uma mesa só para as crianças. Os pais agradecem e as crianças divertem-se muito mais! O ideal é ter uma ou duas babysitters que possam tomar conta dos mais pequenos.
 
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação mais relevante

Carne, peixe ou ambos?

Antes desta decisão há outra mais importante: o catering. Se há algo a priorizar na organização do copo de água é o serviço de catering e a qualidade da comida. Não se deixe iludir com o jardim, a decoração das mesas ou outros extras, a qualidade da comida deve ser o factor com mais peso na sua decisão.
 
Procure informar-se sobre a empresa mas não vale a pena falar com outros noivos! Seja em fóruns ou grupos de casamento online, seja em conversas procure saber a opinião dos convidados. Estes é que lhe vão dizer a verdade sobre o serviço!
 
Quanto ao número de pratos, não é obrigatório ter dois pratos por isso, não se martirize se o orçamento não permite mais do que um prato principal. Vá só até onde a carteira permitir. No entanto, se vai ter apenas um prato, o melhor é escolher o mais consensual, ou seja, o prato de carne. Não esqueça de confirmar se tem convidados com necessidades especiais, como vegetarianos ou intolerantes à lactose.
 
Uma dica importante: oiça a opinião dos especialistas! Ainda que arroz de marisco seja o seu prato preferido, não o queira à força no dia do seu casamento. Há pratos impossíveis de  confecionar para 100 ou 150 pessoas! Encontre uma solução de compromisso.
 
Uma sugestão: não deixe os seus convidados à espera que chegue da sessão fotográfica, dê indicação ao catering para servir os aperitivos assim que a maioria das pessoas estejam reunidas. Os seus convidados agradecem. 
 
 

O bolo dos Noivos

Os serviços de catering, normalmente, incluem o bolo dos Noivos mas, hoje em dia, não perde nada em mandar fazer o bolo fora. Pelo contrário! A oferta é imensa e a qualidade, muitas vezes, é bastante superior. Faça algumas provas antes de fechar o negócio. 
 
 

Outros cuidados

  • Confirme se qualquer alteração que possa pedir tem custos extra.
  • Confirme se as bebidas estão incluídas e são à descrição.
  • Peça uma descrição pormenorizada de tudo o que está incluído no preço.
  • Não complique! Mantenha tudo simples, especialmente a comida. 
  • Tenha um menu variado para não repetir pratos nos aperitivos, almoço e ceia.
  • Saiba quantos casamentos os vossos fornecedores fazem por dia.
  • Prefira fornecedores com provas dadas!
  • Prepare tudo com muita antecedência.
 

Veja também: