Como organizar uma viagem em grupo em 9 passos

Está a pensar viajar com os seus amigos? Então saiba como organizar uma viagem em grupo para que tudo corra bem.
 

Como organizar uma viagem em grupo em 9 passos
Dicas para organizar uma viagem com os seus amigos

Se está a pensar organizar uma viagem em grupo há um conjunto de dicas e informações que deve ter em mente, antes de começar a tratar do assunto.

Uma viagem em grupo implica uma boa dose de comprometimento e tolerância. Pessoas diferentes, significam vontades diferentes. É preciso criar um espírito de grupo e respeitar as diferenças e os desejos de todos. É também importante chegar a consensos relativamente aos locais a visitar, aos restaurantes onde se come e à forma como se organizam os dias.

Se quer muito ir a um museu e os amigos não, não convém obrigá-los, assim como não deve obrigar o único membro do grupo que quer ficar a descansar a ter que acompanhar o resto para ir dar um mergulho naquela praia. Acima de tudo é preciso bom senso e companheirismo, sendo esses os principais segredos para uma bem sucedida viagem em grupo.


9 Dicas para organizar uma viagem em grupo


1. É muito importante identificar o perfil das pessoas que participam na viagem. Saber se têm problemas de saúde, se têm problemas de locomoção, filhos, etc. Também é importante perceber se as pessoas têm espírito de grupo. Não será boa ideia convidar para viagem alguém problemático ou alguém que não se conhece bem e com quem pouco se conviveu.


2. Um plano de custos é fundamental para organizar uma viagem em grupo. É fundamental incluir os preços de alojamento, transportes e refeições e fazer a projeção de uma diária, para que todos saibam com o que podem contar. 


3. Ter bom senso ao escolher os alojamentos e os locais das refeições. Nem todos terão a mesma capacidade financeira, é preciso deixar bem claro quais serão os preços e tentar procurar um consenso, sem melindrar ninguém, por ter mais ou menos dinheiro disponível que os outros. 


4. Num grupo com várias pessoas e vontades distintas haverá sempre ritmos diferentes. Se há membros do grupo que estão preparados logo bem cedo e já com o pequeno almoço tomado, há outros que fazem desesperar os amigos, perdendo horas a vestir-se, a tomar banho ou a tomar café. É preciso definir horários, e organizar a viagem com um plano, tentando assim impedir que haja muitos atrasos e para que não haja muita tensão entre os mais “acelerados” e os menos lestos.


5. Antes da viagem começar é muito importante reunir, organizar jantares, encontros. É importante que os membros do grupo convivam e partilhem ideias. Isto torna-se ainda mais fundamental quando há membros do grupo de viagem que só conhecem um ou dois viajantes.


6. Se a viagem for feita de carro, decidam com antecedência quem irá conduzir. É importante que ninguém se sinta posto de parte nesse momento. Se viajarem de avião convém que estejam todos presentes no momento de efetuar as reservas, seja online ou numa agência de viagens. A inclusão de todos no processo só reforça a união do grupo.


7. Para viagens em que se aluga um apartamento é preciso planear com antecedência o que todos terão de levar. Máquinas de café, televisões, roupas de banho, colchões, cadeiras, rádios, consolas, comida, bebida, jogos, etc. Organizem listas e dividam responsabilidades. Se for preciso fazer compras, convém que se reúnam todos para que todos tenham opinião no momento das compras e não haja razão para queixas futuras. 


8. Quando se organiza uma viagem em grupo há sempre alguém se destaca e chama a si a responsabilidade de guardar bilhetes, reservas, chaves. É importante que haja mais do que um responsável por guardar documentos e tratar dos assuntos, para que o trabalho seja partilhado e para caso aconteça algum percalço haja mais alguém que esteja por dentro da situação e possa prontamente resolver o problema.


9. Muita paciência e bom senso. Não se esqueça que não será por cinco minutos que vai estragar as suas férias. Relaxe e tente ter abertura de espírito para os muitos imponderáveis que poderão surgir. Viajar é isso mesmo. Aproveite para organizar jogos e saídas, e para deixar espaço na agenda para tempos livres e tempos de descanso, toda a gente precisa de descansar e estar um pouco sozinho não fará mal a ninguém.

O grupo não acaba se dois forem dar um mergulho na piscina, dois ficarem a tirar uma sesta e os outros dois resolvam ir dar uma volta ao centro da cidade. O que importa é que ninguém seja obrigado a fazer o que não quer. 
Hotéis, apartamentos e quartos no mundo inteiro, a preços mínimos garantidos >>
Veja também: