Como participar um sinistro automóvel?

Após um acidente é importante que conheça todos os passos para conseguir agir da melhor forma e participar o sinistro automóvel o mais rapidamente possível.

Como participar um sinistro automóvel?
Não perca tempo. Participe o seu sinistro automóvel assim que possa
  • As seguradoras permitem a participação do sinistro no prazo máximo de 8 dias úteis após o acidente

Um sinistro automóvel é sempre um momento de stresse para todos os intervenientes, principalmente se existirem feridos graves. No entanto, após o acidente é preciso recolher todos os elementos e participar o ocorrido às seguradoras. Neste artigo irá saber quais os principais passos para participar o seu sinistro automóvel.

5 passos para participar o seu sinistro


1. Junte todos os elementos que conseguir 
É fundamental que ainda no local do acidente, depois do ocorrido, consiga reunir o maior número de elementos possível, de forma a ilustrar bem o acidente. Fotografias, Declaração Amigável e testemunhas serão peças fundamentais.

2. Preencha a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA) 
Se for um acidente sem feridos graves ou que precisem de imediata intervenção médica, preencha de imediato a DAAA, indicando todos os dados das pessoas envolvidas, dados do acidente e respectivas seguradoras. Caso não nenhum interveniente tenha a DAAA, faça-o numa folha em branco. Este documento tem de ser assinado por todos os intervenientes. 
Saiba como preencher a Declaração Amigável

3. Fundo de Garantia Automóvel 
Se o responsável pelo acidente não tiver um seguro válido, deverá contactar o Fundo de Garantia Automóvel que consiste num órgão que garante a cobertura dos danos caso ocorram situações excepcionais. Consulte aqui.

4. Prazos de participação de sinistro automóvel 
Em qualquer companhia, o sinistro deve ser participado o mais breve possível, num prazo máximo até 8 dias úteis a contar desde a data do acidente.

5. Participação de Sinistros 
Todas as companhias de seguro disponibilizam este formulário que terá de preencher para activar a sua participação ao seguro. A Participação de Sinistros está disponível online ou ao balcão das seguradoras. Também terá um número verde disponível para esclarecer todas as dúvidas. Procure junto da sua seguradora.

Nota: Perca algum tempo a preencher a Participação de Sinistros. Quanto mais completa for, mais hipóteses tem de que o processo seja conduzido de forma célere e eficaz a fim de resolver rapidamente o problema.

Veja também: