Publicidade:

Como pedir a senha de acesso ao Portal das Finanças

O Portal das Finanças é uma plataforma fundamental para gerir os seus assuntos fiscais. Siga as nossas indicações para saber como pedir a senha das Finanças.

Como pedir a senha de acesso ao Portal das Finanças
Aceda à sua conta do Portal das Finanças com toda a comodidade

Caso ainda não esteja registado no Portal das Finanças, é fundamental que saiba como pedir a senha de acesso ao Portal das Finanças. Este será o seu acesso a todos os seus dados fiscais.

No Portal das Finanças, poderá ainda fazer coisas tão diversas como entregar a declaração de IRS, passar recibos verdes ou consultar as suas dívidas fiscais. Esta é, portanto, uma informação fundamental, uma vez que muitas destas coisas já só são possíveis de se fazer através da internet.

A utilidade do Portal e como pedir a senha do Portal das Finanças


Há muitos anos que o Portal das Finanças existe, mas nem sempre foi utilizado por muitos portugueses. Antes, muitas coisas podiam ser feitas de forma “manual” e optávamos várias vezes por ir a uma repartição das Finanças para fazer coisas simples que, atualmente, podem ser feitas comodamente através de um computador.

Para além de podermos fazer várias ações no Portal das Finanças, há coisas que só podem mesmo ser feitas por essa via. Por exemplo, já não existem cadernetas de recibos verdes. Hoje só pode passar recibos, faturas ou faturas-recibo através do Portal. Também a entrega da declaração do IRS tem de ser feita pela internet. Já não o pode fazer em papel.

No entanto, para poder fazer todas essas coisas em qualquer sítio onde tenha acesso à internet, também precisa de ter acesso ao Portal das Finanças. Mesmo que tenha um contabilista ou alguém que trate dos seus assuntos fiscais, precisa sempre da palavra-chave para que essa pessoa possa aceder à sua conta. E, para isso, precisa de saber como pedir a senha das Finanças.

Pedir a senha: passo a passo

Explicamos agora como pedir a senha das Finanças. Na verdade, é um processo bastante simples:

1. Aceda ao Portal das Finanças para preencher o formulário de adesão e carregue em “Pedir Senha”;

2. Receberá automaticamente 2 códigos, um via SMS e outro por e-mail. Guarde-os;

3. A senha é enviada por correio no prazo de 5 dias úteis, para a sua morada fiscal;

4. Quando receber a senha, confirme os 2 códigos que recebeu por SMS e e-mail, nesta página do Portal das Finanças.

portal das financas

Quanto tempo vai demorar a senha a chegar?

Visto a senha de acesso ao Portal das Finanças ser enviada através dos CTT e nunca por e-mail, é natural que esta não chegue imediatamente. O prazo médio para esta chegar é de 5 dias úteis, o que significa que a deve pedir com antecedência.

Caso não receba a senha em 5 dias, deverá dirigir-se ao Serviço de Finanças, ou deve ligar para o Centro de Atendimento para saber da sua senha.

Deve certificar-se de que comunica o seu domicílio fiscal atualizado às Finanças para receber a senha. Pode comunicar o seu domicílio fiscal através de uma repartição das Finanças, ou através do Portal. Se tiver Cartão de Cidadão, deve fazê-lo ou no Portal do Cidadão, ou num local de atendimento do Cartão de Cidadão.

Alterar a senha

Quase tão importante como saber como pedir a senha das Finanças é saber como a alterar. Depois de receber a sua senha original, pode efetuar essa alteração neste site.

É um procedimento comum fazer esta alteração quando recebemos a primeira senha, que normalmente é complicada e difícil de decorar. Para além disso, pode querer alterá-la por motivos de segurança, como a mudança de contabilista ou por alguém que não seja da sua confiança ter descoberto o seu acesso ao Portal das Finanças. A nova senha deve conter entre 8 e 16 caracteres.

Recuperar a senha

Não se esqueça de tomar nota da pergunta de segurança e da resposta que escolheu no preenchimento do formulário, para o caso de precisar de recuperar a senha de acesso ao Portal.

Se não se recordar da resposta, envie um e-mail para [email protected] através do endereço de e-mail que indicou no formulário de adesão. Deve escrever no assunto “Cancelamento de senha” e no corpo do e-mail indique o seu nome completo, NIF e morada fiscal.

Irá receber um e-mail com a confirmação do cancelamento da senha e pode voltar a seguir as nossas indicações de como pedir a senha das Finanças, para obter uma nova.

Senha na hora

O que também é útil é saber como pedir a senha das Finanças na hora. Poderá fazê-lo se tiver muita urgência em cumprir alguma obrigação fiscal e se não puder aguardar os 5 dias úteis.

Neste caso, não fará o pedido no Portal. Tem de se dirigir a uma repartição das Finanças e pedir a senha ao balcão. É-lhe entregue uma carta fechada que, em situação alguma, poderá ser aberta pelos funcionários das Finanças.

Mas esta senha só será válida por 5 dias, por isso, faça a alteração da mesma, como já lhe explicámos, para não ficar sem acesso ao Portal das Finanças, antes que estes dias passem.

E-fatura

A senha das Finanças também é a forma de acesso ao site E-fatura, onde pode registar, consultar e confirmar faturas.

Veja também: