Como pedir a senha de acesso ao Portal das Finanças

Saiba como pedir a senha de acesso ao Portal das Finanças e o que fazer se esta expirar, para ter acesso a tudo o que este tem para oferecer.

Como pedir a senha de acesso ao Portal das Finanças
O processo é fácil, e deve ser feito com antecedência

Ter a senha de acesso ao Portal das Finanças dá aos contribuintes acesso a uma grande quantidade de serviços extremamente úteis, num local onde não há filas de espera nem qualquer outro tipo de inconvenientes. Pedir esta senha não é difícil, e se não o fez já, aconselhamos a que o faça.
 

Como pedir a senha

Para pedir a senha de acesso ao Portal das Finanças, basta dirigir-se ao site, onde deve de seguida carregar em Serviços Tributários, para depois se poder registar.

Terá então de preencher um formulário com alguns dos seus dados pessoais, e assim que pedir a senha de acesso ao Portal das Finanças ser-lhe-ão disponibilizados dois códigos, um por SMS para validar o número de telemóvel e outro para validar o email.

Terá então de validar estes códigos no Portal após ter recebido a sua senha, em Cidadãos > Outros Serviços > Confirmação de Email e Telefone.
A senha é enviada por correio para o seu domicílio fiscal.

 

Quanto tempo vai demorar a chegar?

Visto a senha de acesso ao Portal das Finanças ser enviada através dos CTT e nunca por email, é natural que esta não chegue imediatamente. O prazo médio para esta chegar é de cinco dias, o que significa que a deve pedir com antecedência para depois não ficar apertado em termos de tempo.

Caso não receba a senha em cinco dias, deverá dirigir-se ao Serviço de Finanças, ou deve ligar para o Centro de Atendimento para saber da sua senha. 

Deve certificar-se de que comunica o seu domicílio fiscal atualizado às Finanças para receber a senha. Pode comunicar o seu domicílio fiscal através de uma repartição das Finanças, ou através do Portal. Se tiver Cartão de Cidadão, deve fazê-lo ou no Portal do Cidadão, ou num local de atendimento do Cartão de Cidadão.

 

Quando a senha expirar

A sua senha é muito importante, e por motivos de segurança esta expira no prazo de dois anos. Quando tal acontece precisa apenas de alterar a senha no Portal das Finanças para ficar com uma nova.

Deverá seguir o seguinte caminho:
  • Serviços Tributários > Cidadãos > Consultar > Situação Cadastral Actual > Dados gerais > Alterar Senha

Para a alteração terá que preencher um formulário, onde indica a senha que já expirou, a nova senha, e o seu número de identificação. Guarde bem esta nova senha, para não ter que sofrer dores de cabeça ao arranjar uma nova se a perder.


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