Publicidade:

Saiba como pedir transferência de faculdade

Damos-lhe a conhecer as informações essenciais para saber como pedir transferência de faculdade.

Saiba como pedir transferência de faculdade
Conheça o essencial sobre o assunto

Como pedir transferência de faculdade? Todos os anos, há vários alunos que, pelos mais diversos e variados motivos, decidem mudar de instituição de ensino superior. Será que conhece a informação essencial sobre o assunto?

Na verdade, é essencial que, sempre que um estudante pretenda matricular-se ou inscrever-se numa instituição de ensino superior diferente da que frequentou em anos anteriores, conheça a forma como todo este processo se desenrola, de modo a agir atempadamente e dentro da lei em vigor.

Saiba o essencial de como pedir transferência de faculdade

1. Entidades com competência para tomar decisões

No âmbito da transferência de faculdade, compete às Instituições de Ensino Superior (IES) preparar e levar a cabo as ações de base para o ingresso dos alunos nos respetivos cursos, sempre nos termos fixados pela lei.

É, portanto, da competência de cada instituição de ensino superior a fixação dos termos que conduzem à decisão da aceitação ou não de um aluno num curso da sua abrangência.

Assim, cada instituição define as habilitações que cada candidato deve satisfazer para cada um dos seus cursos, assim como os critérios que conduzem à seriação e ao desempate. Para tal, cada estabelecimento do ensino superior possui um regulamento próprio.

2. Prazos

Para saber como pedir transferência de faculdade, não pode deixar de conhecer os prazos para levar a cabo esta ação. Efetivamente, estes são fixados, em cada ano letivo, pelo IED, sendo anunciados online, no site de cada instituição de ensino superior.

3. Limitações de número de vagas

A mudança de faculdade está, como seria de esperar, sujeita a limitações em termos de alunos a aceitar em cada curso. Esta informação deverá ser procurada pelo estudante junto da instituição em que pretende ingressar.

4. Onde pode requerer

A mudança de faculdade pode ser requerida nas instituições públicas de ensino superior, excetuando as instituições de ensino militar e de ensino policial. Pode também ser requerida em estabelecimentos pertencentes ao ensino privado.

Estas são informações gerais que deve conhecer para saber como pedir transferência de faculdade. No entanto, não se esqueça de que todos os dados que aqui lhe apresentamos não substituem a consulta de toda a legislação em vigor, referente ao tema.

Também não pode deixar de consultar a faculdade para a qual pretende requerer e obter transferência, devendo contactar a mesma para o efeito. Poderá, para obter mais informação, ler a Portaria nº 305/2016, de 6 de dezembro.

Desejamos-lhe, desde já, boa sorte e muito sucesso futuro!

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.