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Como perder o emprego: 6 dicas para o evitar

Quer saber como perder o emprego? Basta adotar alguns destes hábitos. Se isso não é o que pretende, evite-os antes que o seu chefe atinja o limite.   

Como perder o emprego: 6 dicas para o evitar
Se quer manter o seu posto de trabalho não tenha estes comportamentos

Aumente as chances de ser contratado com um Curso de Inglês - 20 Aulas GrátisMuitos destes comportamentos não são propositados. Mas quando se tornam recorrentes podem tornar-se intoleráveis e levar o seu empregador a não o considerar a pessoa ideal para o trabalho e até despedi-lo.

Como perder o emprego? Chegando atrasado, distraindo-se com as redes sociais, tendo uma atitude negativa e comportamentos inadequados para com o patrão ou os colegas.

Se conseguiu o emprego dos seus sonhos e não quer prejudicar a sua carreira fique com estas dicas sobre hábitos a evitar.


Como perder o emprego: comportamentos a evitar


1. Chegar atrasado 

Sim, é um cliché. E numa altura em que os horários estão cada vez mais flexíveis até poderia não parecer um motivo para perder o emprego. Mas o certo é que ainda há funções que exigem um horário rígido. Nesses casos, ser pontual é uma regra fundamental, sobretudo se isso implicar deixar colegas ou clientes à espera, já que pode ser considerado como falta de consideração e de educação.
 


2. Resolver problemas pessoais no horário de trabalho 

Estar sempre a enviar mensagens de texto ou a telefonar a amigos e família ao longo do dia, em horário de trabalho, além de não ser uma atitude profissional pode ser contra a política da empresa. Por isso, deve evitar estas situações, sobretudo quando envolve estar a falar de situações pessoais como problemas na escola do filho ou zangas com o marido ou a namorada. Guarde essas conversas para a sua pausa.
 


3. Abusar do uso do smartphone e das redes sociais 

Pode querer ver a última fotografia que a sua melhor amiga publicou sobre as férias ou uma notícia de última hora, mas o horário do trabalho não é a hora para se manter atualizado sobre o que se passa nas redes sociais. Não o deve fazer, nem no computador do emprego nem através do smartphone. Se está numa reunião a navegar na internet ou a enviar mensagens vai mostrar a todos que não está atento. Não se esqueça também que tudo o que escreve nas redes sociais pode tornar-se público e não deve falar mal do seu emprego online ou offline.
 


4. Ter comportamentos inadequados 

Procure não ser constantemente negativo nem reclamar de tudo. Também pode ser prejudicial não saber adaptar-se ao seu ambiente de trabalho, desde a forma de vestir ou de falar (evitando falar muito alto ou usar palavrões). A sua higiene (ou falta dela) e uma aparência desleixada podem custar-lhe o emprego ou uma promoção.  
 


5. Utilizar ferramentas de trabalho para uso pessoal 

Mais uma vez o reforço da ideia: o material de trabalho é para isso mesmo – trabalhar. Como perder o emprego? Estar constantemente a imprimir documentos de âmbito pessoal na empresa ou utilizar a internet, o computador ou o telefone do escritório para tarefas pessoais. Levar para casa canetas, papel, cadernos ou pastas adquiridas pela empresa para o escritório também não é aceitável.
 


6. Não estar comprometido com o trabalho 

Se está sempre a empurrar para o dia seguinte aquilo que deve fazer agora, se está pouco dedicado às tarefas que a sua função exige e se não se mostra proativo nem entusiasmado com a sua profissão isso não vai dar uma boa imagem de si enquanto profissional e pode levar o seu empregador a considera-lo dispensável.
 
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