Como personalizar os ícones do Windows

Há milhões de ícones espalhados por essa internet fora que podem ser usados para personalizar os ícones do Windows.

Como personalizar os ícones do Windows
Até no Windows 10!

Um pouco de tempo perdido a personalizar os ícones do Windows pode fazer toda a diferença no uso que faz do seu computador. Vamos dizer-lhe onde pode encontrar os melhores ícones e ainda como pode trocar aqueles que vêm, por defeito, de fábrica.
Atenção: este método foi testado com o Windows 10 e com o Windows 7. Se tentar fazer isto noutra versão do sistema operativo, o resultado pode não ser o desejado.
 

Ícones grátis

Na internet, há imensos locais onde pode arranjar ícones de forma gratuita. Uma pesquisa rápida permite encontrar a maior parte deles… A nossa sugestão é o Flaticon, onde pode encontrar uma grande oferta de ícones. De forma gratuita! Se encontrar algum que lhe agrade, faça o download em PNG. 

 

Conversão

Então como personalizar os ícones do Windows? Calma, já lá vamos. O sistema operativo da Microsoft utiliza a extensão ICO para distinguir os ícones das restantes imagens. Portanto, é necessário converter os nossos ficheiros que estão em PNG para ICO. Utilize o ConvertICO.
Atenção… coloque estes ícones numa pasta à parte e não lhes mexa mais. Se mudar os ficheiros de local, os ícones podem ter problemas.

 

Personalizar os ícones do Windows

Já sabe qual é o programa e o ícone que vai personalizar? Crie um atalho desse programa e coloque-o no ambiente de trabalho. Agora, carregue com o direito em cima do atalho e escolha a opção “Propriedades”. Nas propriedades do atalho vai aparecer uma opção chamada “Atalho” que permite mudar o ícone. Agora, basta escolher o ficheiro ICO que pretende utilizar. Simples!
 

Para pastas

Também é possível personalizar os ícones das pastas. Se carregar com o botão direito do rato em cima de uma pasta e escolher a opção “Propriedades”, vai encontrar a possibilidade de “Personalizar” a pasta. Escolha o ícone que mais lhe convém!


Veja também: