Como planear uma viagem

Ainda não sabe como planear uma viagem? Nós temos truques que podem ajudar!

Como planear uma viagem
Dicas para organizar uma viagem sem sobressaltos.

Planear uma viagem demora o seu devido tempo e requer muita preocupação por parte de quem a organiza. Porém, não é nada de outro mundo.
Se já tem um destino em mente, faça uma pesquisa para saber como o mesmo se encontra a nível de segurança e através do portal da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, poderá aceder a uma grande variedade de informação do país que quer visitar, desde o clima, moeda local, condições de segurança, transportes, sistema de saúde, entre outros.
 
Para além disso, é importante que consulte os diretos do viajante, apenas como prevenção e cautela porque nem sempre tudo corre bem durante a viagem. Ao consultar este artigo, saberá o que fazer caso perca a sua bagagem, como apresentar uma reclamação e que contactos deve ter caso alguma emergência surja.
 
Ao planear uma viagem, informe-se sobre os costumes e leis locais, opte por um programa de viagem mais barato para que não aconteçam imprevistos, não decida ir de viagem com o dinheiro contado e previna-se com objetos que lhe possam fazer falta. Para o ajudar, temos 7 passos para planear uma viagem. Aproveite!
 

7 passos para planear uma viagem

 

1. Escolher um destino

Ao planear uma viagem, a sua primeira preocupação deve ser escolher um destino de férias. Todos os seus planos vão depender da escolha de um destino: companhia, meio de transporte, alojamento, saber o que levar na bagagem, preços que pode vir a gastar, entre outros. Ao escolher o seu destino, pesquise sobre ele e tente saber o máximo de informação que conseguir para assim não se sentir perdido por lá e para poder fazer um roteiro turístico, assinalando os pontos que quer visitar. Escolha um destino com que sonhe visitar, não desperdice a oportunidade, caso a possa realizar!
 

2. Escolher uma companhia

Ao decidir planear uma viagem, a nossa sugestão é que escolha uma boa companhia. Quando se diz que “mais vale só que mal acompanhado”, no caso das viagens o cenário muda, porque é tudo muito mais agradável quando leva consigo uma companhia que gosta de aproveitar uns bons dias de férias num destino qualquer. Escolha uma companhia consoante os seus gostos para que possam ser compatíveis e assim poderem desfrutar da viagem em conjunto.
 

3. Escolher o meio de transporte

Escolher o meio de transporte para uma viagem depende muito do destino escolhido e de quanto dinheiro pretende gastar na deslocação. Se escolhe um destino dentro do nosso país, o aconselhável é ir de carro, para assim conhecer mais e melhor Portugal. Mas se pretende uma viagem fora de Portugal, o aconselhável é ir de avião, porque é mais cómodo, menos cansativo e se reservar as viagens com antecedência poderá ser mais económico.
 

4. Prever quanto vai gastar

Este é, sem dúvida, um passo muito importante no planeamento de uma viagem. Uma viagem tem os seus custos e para isso é preciso juntar uma boa quantidade de dinheiro para conseguir aproveitar a viagem. Faça contas ao meio de transporte, ao preço dos bilhetes e tenha atenção à época em que decide viajar porque vai condicionar o preço final. Para além disso, preveja quanto vai gastar no alojamento, na alimentação e leve um dinheiro como reserva para comprar possíveis recordações e para algum imprevisto.
 

5. Escolher um alojamento

Antes de ir propriamente de viagem, faça uma pesquisa pela internet de possíveis alojamentos localizados nas zonas para onde pretende viajar. O importante é comparar preços e não se esqueça de que também é importante que o espaço onde vai ficar alojado tenha qualidade. O importante é saber escolher bem um quarto de hotel, por isso reserve via online para evitar confusões de última hora, para assim garantir o seu quarto no alojamento que escolheu.
 

6. Fazer um roteiro turístico

Já decidiu o destino para onde quer viajar? Boa! Agora é hora de pesquisar e saber o que pode encontrar na zona que pretende visitar. Dependendo dos dias em que for de viagem, faça um roteiro com todos os pontos turísticos que quer visitar para assim poder ter uma viagem mais controlada. Como conselho: aproveite para visitar as atrações gratuitas em dias da semana e não aos fins-de-semana porque a afluência de pessoas para visitas é muito maior.
 

7. Escolher o que levar

Ao planear uma viagem, fazer a mala e escolher o que levar é uma parte cansativa e que dá sempre muito trabalho e origina muitas dúvidas. Como aviso, faça uma consulta sobre o estado do tempo dos dias em que vai de viagem para o destino à sua escolha e leve roupa consoante aquilo que pesquisou. Todavia, nunca leve roupa só indicada para o estado de tempo previsto. Leve também objetos que lhe possam fazer falta e que são muito importantes numa viagem como: primeiros socorros, higiene pessoal, máquina fotográfica e calçado confortável.
 
As dicas estão dadas. Tem aqui sete passos que podem ajudar. Boa viagem!
 
 
Veja também: