Como planear uma viagem em 12 passos

Através destas dicas verá como é bastante simples saber como planear uma viajar, seja ela longa ou de curta duração. Confira os nossos conselhos.

Como planear uma viagem em 12 passos
Tudo o que precisa de saber para uma viagem sem percalços

Saber como planear uma viagem é importante. Esta pode parecer uma tarefa aborrecida e exaustiva, mas no final irá agradecer tê-lo feito. Só assim poderá organizar e preparar melhor a viagem dos seus sonhos, independentemente do destino, da duração, se vai sozinho ou acompanhado.

A logística e a preparação prévia pressupõem uma dedicação que dará frutos no momento de partir, em que tudo estará orientado para poder desfrutar ao máximo. Parta connosco nesta aventura de itens a conferir para saber como planear uma viagem em 12 passos.

Sabe como planear uma viagem?

A resposta pode parecer óbvia, até porque ao longo da sua vida já poderá ter jeito várias viagens, umas mais curtas, outras mais longas, umas de lazer, outras de trabalho. Mas para destinos mais invulgares ou viagens de maior duração, a organização é diferente e pressupõe-se que seja mais elaborada. Por isso, saiba como planear uma viagem em 12 passos e evitar alguns erros comuns.

1. Decida para onde quer ir

mapa

Definir para onde viajar vai influenciar todas as etapas de como planear uma viagem, por isso escolher um destino é imensamente importante, pois dá-lhe um objetivo definitivo.

Se já tem um destino em mente, faça uma pesquisa para saber como o mesmo se encontra a nível de segurança e através do portal da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, poderá aceder a uma grande variedade de informação do país que quer visitar, desde o clima, moeda local, condições de segurança, transportes, sistema de saúde, entre outros.

2. Decida a duração da viagem

Viajar durante 10 dias ou durante 2 meses implica uma gestão quer logística, quer financeira bastante diferentes.

3. Pesquise sobre o custo de vida

Saber o preço do custo de vida no local (ou locais) de eleição ajudará a perceber se o seu plano é exequível ou se terá que fazer algumas concessões financeiras para embarcar nesta aventura.

4. Comece a poupar dinheiro

poupar dinheiro

Mesmo que seja um destino acessível ou uma viagem curta, sabe sempre bem ter um dinheiro extra para alguma eventualidade ou para alguma extravagância que queira cometer.

5. Faça a sua pesquisa

Pesquise sobre o seu destino e reúna o máximo de informações possível sobre os locais que gostaria de visitar, como funciona o sistema de transportes, regras culturais e religiosas que deve cumprir.

6. Fique atento às promoções

Não reserve o primeiro hotel que encontrar, nem compre logo a viagem de avião. Aguarde uns dias e pesquise em diferentes portais, no sentido de perceber se encontrará alguma promoção vantajosa e que lhe permita poupar dinheiro. Se viajar durante um longo período de tempo, é recomendável que reserve apenas os primeiros dias.

7. Planeie as suas atividades

pesquisa

Esboce as principais atividades que deseja aproveitar e quanto custam. Isso também ajudará a perceber se precisa de juntar muito mais dinheiro extra e se precisa de fazer algum tipo de reservas antecipadamente.

8. Opte pelos débitos diretos

Se viajar durante um longo período de tempo, ative o processo de débito direto em todas as suas contas, para não ter surpresas desagradáveis quando regressar a casa.

9. Informe o gestor de conta do banco

banco

Movimentos efetuados no estrangeiro podem ser considerados suspeitos junto da sua entidade bancária, pelo que é recomendável informá-los dos locais para onde pretende viajar e, consequentemente, onde poderá utilizar o seu cartão, de modo a que este nunca seja bloqueado.

10. Faça um seguro de viagem

Embora muitas pessoas pensem: “estou saudável, não preciso de seguro de viagem”, saiba que este item é bem mais abrangente que isso. Dependendo do tipo de seguro que decide fazer, poderá abranger uma panóplia de acontecimentos: a máquina fotográfica que se partiu, a mala que foi enviada para outro aeroporto, mudanças de viagem de última hora…

11. Lista do que deve levar

Tendo em conta o destino, faça uma lista de todos os itens que realmente precisa de levar e cumpra-a rigorosamente, para que não se esqueça de nada.

12. Aproveite a viagem

amigos

Agora está na altura de partir e aproveitar ao máximo. Foi uma preparação longa e exaustiva e agora vá colher os frutos do seu trabalho. PS: não se esqueça do passaporte!

Veja também: