Publicidade:

Como podem os professores motivar os alunos para a leitura?

Por vezes, parece muito difícil para os professores conseguirem motivar os alunos para a leitura, mas há dicas essenciais que podem seguir.

Como podem os professores motivar os alunos para a leitura?
Dicas essenciais para que os alunos leiam

Pode parecer, por vezes, muito complicado para os professores saberem como podem motivar os alunos para a leitura. Apesar de esta poder, por vezes, ser mesmo uma tarefa difícil, há dicas essenciais que podem seguir, de modo a que os alunos ganhem o gosto por um bom livro!

Dicas para motivar os alunos para a leitura

1. Leve para aulas filmes sobre livros


Ao levar para as aulas filmes que se baseiam em obras, poderá mostrar aos alunos como a leitura desse livro pode narrar uma história muito interessante e que os irá cativar. Deixe sempre claro que os livros surpreendem sempre em relação aos filmes e que se a história lhes chamou a atenção, mais ainda irão gostar do livro, pois conhecerão mais pormenores sobre o que viram. Dessa forma, conseguirá motivar os alunos para a leitura!

2. Todas as semanas sugira livros de diferentes estilos


Nem todas as pessoas gostam do mesmo tipo de leitura. O importante é que cada aluno descubra que tipo de leitura os poderá cativar. Para tal, sugira títulos de obras, mas levando o próprio livro para a aula, para que os alunos o possam ver e folhear. Pode também ler pequenos excertos que serão a chave para a motivação dessa obra. Se alguns alunos saírem da aula à procura desse livro, o professor terá ganho o dia!

3. Leve os alunos a ver dramatizações das obras


Levar os alunos a verem peças de teatro que se baseiam em obras é sempre uma ótima sugestão, porque a ação da obra ganha vida em frente aos alunos, conquistando-os. Há sempre várias companhias de teatro que fazem essas dramatizações e as apresentam nas escolas ou num local próximo. Basta recolher informação sobre várias e fazer as opções que sejam mais convenientes para os seus alunos.

4. Promova encontros com escritores


Por vezes, os alunos sentem-se muito distantes dos escritores, como se vivessem num universo longínquo e longe da realidade do quotidiano. Poderá convidar escritores para virem à sua escola falar do seu percurso e de algum dos seus livros. O facto de os alunos poderem conhecer o escritor de perto, trará uma proximidade e cumplicidade que, muitas vezes, motiva à leitura.

5. Mostre entusiasmo pelas obras estudadas


Se o próprio professor não mostra entusiasmo pela obra que está a dar na aula, como poderá esperar essa atitude dos seus alunos? De facto, o professor deve ser o primeiro a sentir-se motivado para a obra em estudo, passando essa motivação aos alunos. Se a forma como os manuais escolares abordam uma obra não lhe agrada, crie os seus próprios materiais de apoio ao estudo da obra. Dá trabalho, é certo, mas essa atitude marcará a diferença! O estudo da literatura é essencial, até para criar valores!

Se seguir estas dicas para motivar os alunos para a leitura, poderá surpreender-se!

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.