Como poupar bateria no Android com 8 pequenos gestos

Das mais simples às mais complexas, temos várias dicas e sugestões que o vão ajudar a poupar bateria no Android.

Como poupar bateria no Android com 8 pequenos gestos
Para não ter de se preocupar em carregar o smartphone todos os dias

Quer saber como poupar bateria no Android? Depois de termos feito uma pequena lista de dicas para os utilizadores de iPhone, decidimos também dar alguns conselhos para os utilizadores de Android. Preparado? Valem mesmo a pena.

8 dicas para poupar bateria no Android

1. Use o modo “Poupança de bateria”

Uma vez que esta é a dica mais óbvia que temos para lhe dar, decidimos coloca-la logo em primeiro lugar. Os smartphones Android, regra geral, têm um modo de poupança de bateria. Descubra-o e faça um bom uso dele. Vai ver que pode fazer maravilhas.

Não sabe como se faz? Está a ver aquele movimento que costuma fazer no topo do ecrã para baixar a barra de notificações? Faça o mesmo mas com dois dedos e vai aparecer um menu ainda maior. Depois, é só escolher a opção que permite poupar ou economizar energia.

2. Opte por papel de parede e temas escuros

Procure descobrir se o seu smartphone possui um ecrã AMOLED. Este tipo de ecrãs apenas ilumina os pixéis que estão a ser utilizados, isto é, tudo o que não é utilizado também não gasta bateria. Ora, se tiver um papel de parede, também conhecido por “wallpaper”, de cor escura ou mesmo preta vai conseguir economizar na bateria. O mesmo acontece caso utilize temas de cores mais escuras. Pixéis mais escuros, menos bateria para os acender.

android

3. Desligue as apps que mais consomem bateria

Vá às definições do seu Android e procure descobrir o que é que tem consumido a sua bateria. Pode descobrir, discriminadamente, as apps que têm consumido mais bateria no seu smartphone. Manter as apps atualizadas, desligar apps que trabalham no fundo, mas que não servem para nada ou desinstalar aquelas que não interessam para nada podem ajudá-lo a poupar bateria.

4. Utilize apenas redes 2G

Na opção de redes móveis do seu Android, pode definir que o smartphone faça apenas conexões por GSM. Isto é vantajoso para quem vive em locais onde só existe 2G e fará com que o seu Android não se preocupe em procurar redes 3G ou 4G, que são redes de maior velocidade. E não se preocupe tanto porque nada disto vai impedir as conexões wi-fi.

5. Desligue o e-mail, Facebook, Twitter…

Todos estes serviços, caso estejam constantemente ligados à internet à espera de notificações, vão acabar por gastar imensa bateria. Sim, é bom estar sempre disponível online caso alguém precise de o contactar. Mas nada como ter o poder de decidir quando é que pretende ser “incomodado” por elas.

6. Baixe a luminosidade

Esta também parece bastante óbvia, mas ainda há muita gente que não sabe que pode definir a luminosidade do ecrã. Baixe a luminosidade do ecrã quando puder e veja as maravilhas que isto pode fazer pela bateria do seu smartphone.

7. Desligue o GPS, bluetooth e wi-fi

Acredite, não precise de estar ligado ao mundo exterior 24 horas por dia durante todos os dias da semana. Desligue estas ligações e veja o quanto é que a bateria do seu smartphone vai ganhar com isso.

8. As apps certas

Existem inúmeras apps que o podem ajudar a poupar bateria no Android. Apps que se preocupam imenso em dar mais tempo de vida à bateria do seu smartphone. Uma rápida pesquisa permite descobrir várias, mas recomendamos especialmente a Dozzzer.

Veja também:

Continuar a Ler
Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.