Como poupar dinheiro diariamente: 4 dicas essenciais

Quer saber como poupar dinheiro diariamente de forma simples, rápida e eficaz? Temos quatro dicas muito úteis.

Como poupar dinheiro diariamente: 4 dicas essenciais
Saiba como poupar todos os dias

Já diziam os nossos avós que “no poupar é que está o ganho”. Nada como aquela sensação de chegar ao final do mês com uns trocos a mais na carteira. Se quer saber como poupar dinheiro diariamente, leia o nosso artigo. Acredite: não é preciso um grande esforço para começar a amealhar uns quantos euros já a partir de hoje.

Saiba como poupar dinheiro diariamente

Está na altura de pegar numa caneta e num bloco de papel. Estas dicas valem ouro e podem (devem!) ser aplicadas já a partir deste momento.

Vai perceber que as suas despesas vão começar bem depressa. Não terá de mudar de hábitos de forma radical mas terá de saber adaptar-se a um estilo de vida frugal (sem deixar de lado alguns dos pequenos “luxos” a que esteja habituado).

1. Faça as refeições em casa

cozinhar em casa

Comece logo no pequeno-almoço. Evite fazer a primeira refeição do dia na pastelaria perto de casa ou do trabalho. Basta levantar-se 10 minutos mais cedo para conseguir comer em casa e para poupar logo pela manhã.

Ainda no domínio das refeições, leve o almoço para o local de trabalho. Aproveite as sobras do jantar para poupar no almoço do dia seguinte. Se fizer uns cálculos bem rápidos vai perceber que, no final de uma semana, vai poupar um valor considerável.

Se tem por hábito jantar fora, diminua o número de vezes que o faz. A sua carteira agradece. Esta é uma das maneiras mais eficazes de não estrangular a sua bancária todos os meses e de perceber como poupar dinheiro diariamente não é assim tão difícil.

2. Poupe na fatura da água

poupar agua

Se quer saber como poupar dinheiro diariamente, aposte na conta da água: utilize redutores de caudal nas torneiras, troque os banhos de imersão pelo chuveiro, desligue as torneiras enquanto lava os dentes ou faz a barba e vai perceber rapidamente que a sua fatura vai tornar-se muito mais amiga da carteira ao mesmo tempo que ajuda o meio ambiente. Um “2 em 1” que não tem preço.

3. E fez-se luz (mais barata)

poupar luz

Também pode poupar na conta da luz com pequenos gestos diários. Desligue sempre as luzes das divisões da casa que não está a utilizar, opte pelas lâmpadas económicas e opte por eletrodomésticos eficientes. São apenas algumas dicas para saber como poupar dinheiro diariamente na fatura da luz que não vai querer deixar de aplicar no seu dia-a-dia.

4. Pague em dinheiro

dinheiro

Se, por norma, paga com o cartão de débito, deixe imediatamente de fazê-lo. Habitue-se a fazê-lo com dinheiro: depressa vai perceber quais os gastos diários reais e vai começar, instantaneamente, a fazer escolhas mais acertadas e a gastar muito menos.

Estas são as dicas de iniciante para saber como poupar diariamente de forma simples e rápida. Tem mais sugestões? Partilhe connosco e com os nossos leitores na secção de comentários: ficamos todos a ganhar.

Veja também: