Como poupar dinheiro de forma infalível: 11 passos

Quer saber como poupar dinheiro sem dificuldades? Compilamos uma lista com as melhores dicas para si.

Como poupar dinheiro de forma infalível: 11 passos
Siga as nossas dicas e “mude de vida”

Costuma ter dificuldades em chegar ao final do mês com dinheiro na carteira? Siga as nossas dicas e descubra como poupar dinheiro de forma fácil e eficaz.

O mais importante é que se mantenha focado e siga o plano à risca. Acredite: vai valer a pena!

Finanças: como poupar dinheiro de forma infalível

1. Faça sempre o orçamento mensal

Back to School - Piggy Bank Finance Blackboard Books Stack

Comecemos pelo básico. Anote sempre todos os gastos que tem ao longo do mês. Não se esqueça de incluir, por exemplo, os talões do Euromilhões e do café. No final vai conseguir analisar todos os gastos efetuados e perceber onde pode poupar no mês seguinte.

2. Utilize os cupões de desconto

Um hábito que começa a ganhar seguidores em Portugal mas que, ainda assim, fica aquém do praticado noutros países. Sempre que for às compras não se esqueça de levar consigo os cupões que foi acumulando – esteja atento às promoções e saia do supermercado com a carteira menos vazia.

3. Faça uma lista das compras

interior-lista

Ainda nas idas ao supermercado, não se esqueça de fazer sempre uma lista dos produtos que precisa de comprar. Assim sendo, não vai perder tanto tempo nos corredores das superfícies comerciais e não vai cair na tentação de comprar produtos de que realmente não precisa.

4. Reutilize os sacos das compras

Sempre que reutilizar os sacos que utiliza para ir ao supermercado não só vai estar a poupar no seu orçamento (já que a grande maioria dos supermercados e hipermercados cobra um valor extra por cada saco utilizado para transportar as compras) como vai estar a proteger o ambiente.

5. Invista nos produtos de “marca branca”

Não sabe como poupar dinheiro? Largue os preconceitos e compre produtos de “marcas brancas”. Ao contrário do que possa pensar, a qualidade do produto nem sempre acompanha a tendência do preço baixo.

6. Deixe o carro em casa

metro-porto

Se vive numa zona com uma grande oferta de transportes públicos, opte por deixar a viatura na garagem. No final do mês vai sentir uma grande diferença no orçamento familiar, já que estará a poupar umas boas dezenas de euros em combustíveis. Pode até experimentar o carpooling e, dessa forma, acaba por rentabilizar as suas viagens (isto se viver perto de mais colegas de trabalho).

7. Faça refeições caseiras

Corte nas idas ao restaurante e poste em praticar os próprios cozinhados. Esta é uma excelente forma de poupar no orçamento mensal. Uma dica que até poderá ser aplicada durante a semana: experimente levar uma marmita para o seu local de trabalho. No final do mês vai sentir a diferença na carteira.

8. Adeque as despesas às necessidades

Se, por exemplo, o seu pacote de TV contempla 140 canais mas só utiliza 100, opte por subscrever um pacote mais económico. O mesmo se aplica aos tarifários dos telemóveis: compare os preços praticados pelas operadoras e encontre aquele que realmente satisfaz as suas necessidades.

9. Poupe em ginásios

Timed the workout. Beautiful fitness woman runner run

É importante praticar exercício físico, mas se não é adepto de ginásios não arrisque em assinar qualquer tipo de contrato que o obrigue a pagar mensalidades. Opte por desporto ao ar livre (corridas e caminhadas com familiares e amigos, por exemplo).

10. Compre nos saldos

Vá aos saldos e compre sempre a pensar na estação seguinte. Compre peças intemporais que poderá usar ao longo dos próximos anos.

11. Não desperdice comida

Aqui está uma daquelas dicas infalíveis para poupar dinheiro ao longo de todo o ano. Reutilize os restos da comida que sobre dos almoços e dos jantares. Deixe a imaginação fluir e crie as suas próprias receitas com base nos alimentos que já tem no frigorífico. Experimente: não se vai arrepender.

Agora é altura de mudar a sua vida: com as nossas dicas não tem desculpas para chegar ao final do mês “sufocado”.

Veja também: