Como poupar em maquilhagem: 15 dicas que tem de conhecer

Gostamos de maquilhagem, ponto. Mas como podemos minimizar o seu custo? Descubra 15 dicas sobre como poupar em maquilhagem sem abdicar da qualidade.

Como poupar em maquilhagem: 15 dicas que tem de conhecer
Dicas para poupar em maquilhagem que deve pôr em prática

Queremos, mas nem sempre sabemos como poupar em maquilhagem. A pergunta é: será que é possível? Dá imenso jeito saber alguns truques, pois nem sempre é possível renovar o set de maquilhagem com a frequência que gostaríamos.

Para quem é verdadeiramente apaixonada por maquilhagem, é difícil resistir à tentação dos novos produtos que se apresentam e das suas formas coloridas e apetecíveis que parecem chamar por nós assim que entramos numa loja. E os aromas? Hum… É algo mais forte do que nós próprias e, completamente, emocional.

Assim, é fácil gastar dinheiro a mais em produtos de beleza e é fácil, também, fazer escolhas menos acertadas por impulso. Mas, sim, é possível. Talvez seja preciso alguma dose de paciência e disciplina, mas o resultado compensa.

Estas dicas para poupar em maquilhagem vão acabar com os arrependimentos e com os gastos supérfluos!

15 truques para poupar em maquilhagem


1. Coloque toda a sua maquilhagem à sua frente

Difícil? Talvez, mas tem de ser feito para ficar com uma ideia precisa do que, realmente, possui. É como uma espécie de inventário que tem de ser feito pelas empresas. Não se esqueça de proteger bem a superfície que vai usar para o efeito, para não sujar.

2. Organize a coleção de acordo com o tipo de produto

Porquê? Isto vai fazer com que, logo à partida, possa separar o que usa regularmente do que não usa de todo, ou usa muito menos. Aproveite para deitar fora o que estiver fora de prazo! Não há desculpas.

kit de maquilhagem

3. Arranje uma caixa para os produtos

Que produtos? Precisamente os que menos usa e nem se lembrava que tinha. Sim, sabemos como é! Sempre que se sentir aborrecida com sua rotina, em vez de ir para a loja gastar dinheiro, pegue na sua caixa e “compre” o que já tem. Quase de certeza irá encontrar umas cores de que gostou em tempos e que, de repente, voltaram a usar-se.

4. Pesquise antes de ir comprar

Porquê? Porque é muito difícil entrar numa loja e conseguir resistir às cores e texturas e novidades habituais, já para não falar das “investidas “ das vendedoras que a vão tentar convencer de que precisa de tudo.

Antes de ir para a loja, pesquise quais os produtos que são melhores para o seu tom e tipo de pele, para evitar desperdiçar dinheiro. Saiba fazer as perguntas certas e não comprará coisas que, depois, corre o risco de nunca vir a usar. E lembre-se que os produtos mais caros estão sempre ao nível do olhar, por isso, não deixe de espreitar os locais menos estratégicos nas prateleiras das lojas.

5. Dê uma segunda vida aos seus produtos preferidos

Alguns produtos podem ser rejuvenescidos, sabia? Os produtos em pó duram muito tempo e podem ser rejuvenescidos tirando a camada superior, desde que estejam dentro do prazo, claro.

Há batons que também podem ser derretidos e misturados usando alguma técnica, fazendo reaparecer aquele tom de que andava à procura. É ainda possível transformar batons em blush para o rosto, por exemplo.

O rímel está a ficar seco? Não o deite fora. Aplique 10 gotas de soro fisiológico, feche bem, abane… et voilá, como novo. No caso de ter chegado mesmo ao fim, pode sempre comprar um rímel mais barato e aproveitar a escova do anterior. Por norma, a diferença de preços nestes produtos tem a ver com a qualidade da escova e, por isso, vai tirar todo o partido de um rímel com preço mais baixo se o usar com uma escova melhor!

6. Explore as lojas online de cosmética

Vantajoso? Sim, porque consegue ver os produtos facilmente, assim como os preços e tirar algumas dúvidas que tenha. Muitas vezes, encontramos preços muito mais em conta do que na maioria das lojas físicas.

Kiko Milano, por exemplo, é uma boa sugestão para esse efeito, pois pode visitar a galeria de produtos para make-up, cuidados para a pele, acessórios, além das novidades e também comprar online, claro. A Kitchen Boutique é outra loja da especialidade, onde pode encontrar dicas de maquilhagem entre outros serviços.

comprar maquilhagem online

7. Faça os seus próprios produtos

Somos fãs de DIY. Para além de receitas de beleza caseiras, pode também fazer a sua própria maquilhagem. Sabia que o carvão dá um óptimo eyeliner?

8. Escolha a melhor altura para comprar

O final do verão e as semanas que se seguem ao Natal são as melhores alturas para comprar maquilhagem. No chamado final de estação consegue melhores descontos, principalmente em produtos mais voláteis às tendências sazonais, como batons ou vernizes.

9. Não acumule stock

A não ser que determinado produto esteja com uma super-promoção, do género leve 2 pague 1, não compre a mais. A maior parte dos produtos de maquilhagem tem um prazo de validade entre 6 meses e um ano, pelo que não é boa ideia acumular stock. Dica: guarde os seus lápis e batons na porta do frigorífico, vão durar mais tempo.

10. Use amostas

Pensar em poupança é pensar em amostras, pelo que era impossível não fazerem parte desta lista. Não tenha receio em pedi-las nas lojas! Se não está certa de que aquele tom de base é o mais indicado para si, solicite uma amostra antes de comprar. O mesmo se aplica aos perfumes.

Já conhece as subscription boxes? São a última tendência de poupança em maquilhagem. No caso da Birchbox, por exemplo, receberá em casa 4 a 5 amostras de produtos de alta qualidade, mediante uma assinatura mensal de $10.

maquilhagem

11. Aposte nos produtos travel size

Se quer experimentar um produto novo e existe versão travel size do mesmo, compre esta última primeiro. Aqui está uma boa prática que pode aplicar também à compra de um produto fora do vulgar e que vai usar menos vezes, permitindo-lhe poupar mais dinheiro em maquilhagem.

12. Cupões e cartão de fidelização

Essenciais para maximizar a sua poupança. Grande parte das melhores lojas para comprar maquilhagem online disponibiliza, regularmente, alguns cupões e vouchers promocionais. E não se esqueça de solicitar o cartão de cliente em lojas como a Douglas ou a Sephora para poder usufruir de várias ofertas no dia do seu aniversário e de descontos, várias vezes por ano.

13. Para cada produto caro, há um duplo mais barato

Os batons são o melhor exemplo. Se quer tentar uma cor diferente, experimente um de ‘’marca branca’’ durante uma semana e só depois decida se quer mesmo comprar o mais caro.

14. Um produto, vários propósitos

Esqueça o blush e aplique batom nas maçãs do rosto. Quer tentar um batom em tons nude? Experimente aplicar base líquida e gloss por cima! Só a sua carteira é que vai saber a diferença.

pinceis maquilhagem

15. Esteja aberta a alternativas

Explore diferentes lojas, diferentes marcas, aproveitando as promoções que vão surgindo ao longo do ano. Os inventários estão em constante alteração, por isso, o melhor é mesmo ir estando atenta: é bem provável que encontre marcas fantásticas a preços incríveis quando menos espera.

O fascínio de ir às compras pode enganá-la na hora de decidir, de maneira a gastar mais do que planeou e, muitas vezes, levá-la a obter coisas de que realmente não precisa. É preciso força de vontade? Claro que sim, mas com um pouco de paciência vai perceber que nem sempre o último produto que saiu é, de facto, aquele que lhe vai ficar melhor.

Esperamos que estas dicas a possam ajudar a poupar em maquilhagem, de forma a poder investir em outras áreas que lhe sejam mais importantes. Não custa tentar!

Veja também: