Alexandra Nunes
Alexandra Nunes
11 Jun, 2021 - 09:25

Como poupar energia no frigorífico em 10 truques

Alexandra Nunes

O frigorífico é um eletrodoméstico imprescindível, mas consome muita eletricidade. Então, como poupar energia no frigorífico? Siga as nossas sugestões.

Como poupar energia no frigorífico

Se há eletrodoméstico que não pode faltar numa casa, é o frigorífico. Este aparelho é essencial para qualquer um de nós, mas, quando não é eficiente, pode consumir demasiada energia numa habitação.

Para ter uma ideia, um frigorífico de classe D (antiga classe A) pode consumir até 500W por dia. Num aparelho mais eficiente este consumo pode ser reduzido em cerca de metade, ainda que tenha que investir um pouco mais na aquisição do eletrodoméstico.

Apesar de a eficiência energética de um frigorífico ser um fator fundamental para reduzir a fatura de energia numa casa, há outras formas de reduzir este custo mensal. Saiba, então, como poupar energia no frigorífico.

Como poupar energia no frigorífico: 5 recomendações

Estas recomendações ajudá-lo-ão não só a economizar, mas também prolongar a vida do seu eletrodoméstico.

1

Escolha o equipamento certo

Se tem um frigorífico antigo troque por um que seja energeticamente eficiente. Avalie a sua disponibilidade financeira e, de acordo com nova etiqueta de eficiência energética, escolhe um que se adeque melhor às suas necessidades.

Trocar o seu frigorífico antigo por um mais eficiente pode valer-lhe um poupança de quase 50 euros por ano na fatura da luz (valor que pode variar de acordo com a capacidade/litros do aparelho).

Escolha um aparelho de tamanho adequado à sua realidade e de acordo com a dimensão da sua família. Só assim garante que o frigorífico não está demasiado cheio ou demasiado vazio, o que condiciona o bom funcionamento do eletrodoméstico.

2

Instale-o longe de fontes de calor

O frigorífico deve ser instalado num local arejado, longe de fontes de calor como o fogão ou o forno e afastado da exposição direta ao sol.

Coloque-o ainda distante da parede pelo menos 10 centímetros para permitir que haja circulação de ar. Isso vai possibilitar o arrefecimento da grelha na parte traseira, logo um menor consumo de energia.

3

Ajuste a temperatura

Definir a temperatura certa do seu aparelho é meio caminho andado para poupar energia no frigorífico. Mantenha a temperatura nos 4ºC e conserve os alimentos sem desperdício. No congelador a temperatura não deve ultrapassar os -18ºC.

4

Organize os alimentos

Organize os alimentos no frigorífico consoante os diferentes níveis de refrigeração para otimizar o uso de energia. Assim, para um correto armazenamento, a distribuição pode ser a seguinte:

  • Peixe e carne: devem ficar nas prateleiras em baixo;
  • Frutas e vegetais: separados nas duas gavetas que se encontram em baixo do frigorífico;
  • Ovos: mantenha-os longe da porta. As prateleiras inferiores do frigorífico são uma boa opção;
  • Laticínios: distribua-os pelas prateleiras centrais;
  • Alimentos cozinhados: separados dos laticínios, mas também nas prateleiras centrais e sempre devidamente embalados.

Um frigorífico cheio é mais eficiente do que um vazio, mas não encha ao ponto de não conseguir fechar bem a porta e evite empilhar os alimentos para permitir a circulação de ar entre eles.

5

Vai de férias? Desligue o frigorífico

Se estiver fora mais de 5 dias não deixe o frigorífico a funcionar. Esvazie o aparelho e desligue-o, de modo a poupar energia. Deixe a porta aberta para não acumular mau cheiro.

15 dicas infalíveis para poupar eletricidade
Veja também 15 dicas infalíveis para poupar eletricidade

Manutenção: 5 dicas e truques

Mulher a fechar porta do frigorífico

Há ainda mais formas de poupar energia no frigorífico e a manutenção do aparelho é, a este respeito, essencial. Seguem alguns exemplos do que pode fazer:

  • Limpe a grelha (serpentinas), na parte traseira do frigorífico, pelo menos uma vez por ano ou, se possível, a cada 4 meses;
  • Não se esqueça de limpar regularmente o gelo acumulado no congelador para não ficar com mais de 3 milímetros de espessura;
  • Se a borracha das portas do frigorífico não estiver em boas condições, troque-a para que o frio seja devidamente retido.

Para além de todos estes cuidados mais técnicos, há ainda gestos simples que pode aplicar no dia a dia e que o podem ajudar a economizar ainda mais. Se procura soluções práticas de como poupar energia no frigorífico siga estas dicas úteis e fáceis de executar:

1. Modere as aberturas de porta

É uma dica básica, mas resulta. Quanto menos vezes abrir e fechar a porta do frigorífico, menos energia consome. Discipline-se e crie o hábito de retirar tudo o que precisa de uma só vez e arrume as compras também de uma só vez, já depois de as organizar. Quando terminar verifique se a porta ficou bem fechada.

2. Rentabilize os congelados

Se já sabe o que vai fazer amanhã para o almoço, retire os ingredientes do congelador atempadamente e coloque-os na parte frigorífica. O frio libertado vai ajudar a refrigerar o aparelho que, assim, consumirá menos energia.

3. Não coloque comida quente no frigorífico

Deixe os alimentos arrefecer antes de os guardar no frio. Colocar comida ainda quente no frigorífico vai fazer com que o aparelho trabalhe mais para baixar a sua temperatura.

4. Preencha os espaços vazios

Se não tiver coisas suficientes para encher devidamente o frigorífico, coloque garrafas meio cheias. Esta medida reduz as variações de temperatura no aparelho, evitando o aumento do consumo do frigorífico.

5. O teste das borrachas

Verifique se as borrachas do frigorífico vedam bem entalando uma folha de papel na porta. Se ao puxar a folha sair facilmente então as borrachas não estão a isolar corretamente, deixando escapar frio e obrigando o frigorífico a trabalhar e consumir mais.

Poupança em números

Agora que já sabe como poupar energia no frigorífico, fique a saber como se vai traduzir esse esforço em números. Perceba o impacto que estes pequenos gestos podem ter no seu consumo energético.

1. Por cada vez que abrir a porta do frigorífico durante 10 segundos está a aumentar o consumo energético entre 0,2 a 0,8%;

2. Assegurar a devida distância entre o frigorífico e a parede resulta numa poupança entre 1 a 3% do consumo energético;

3. Se o congelador estiver com uma temperatura inferior a -18ºC, o consumo de energia aumenta 1 a 2% por cada grau a menos;

4. Descongelar alimentos no frigorífico reduz em cerca de 2% o consumo energético diário do aparelho;

5. Guardar alimentos ainda quentes no frigorífico provoca um aumento de 10 a 15% do consumo diário de energia;

6. A acumulação de pó nas grelhas pode aumentar entre 8 a 15% o consumo de energia.

Veja também