Como poupar gasolina: as nossas 10 dicas

Saber como poupar gasolina é um desafio diário, sobretudo para quem enfrenta o trânsito citadino. Reunimos 10 dicas que o vão ajudar a economizar.

Como poupar gasolina: as nossas 10 dicas
Saiba como evitar gastos desnecessários em combustível

Como poupar gasolina? Esta é, sem dúvida, uma questão pertinente para quem precisa de manter o orçamento familiar equilibrado, sobretudo nos dias que correm – não só porque os ganhos parecem não fazer face às despesas, mas também devido às constantes oscilações do preço do petróleo.

Se poupar combustível significa poupar dinheiro, então saiba aqui como poupar gasolina sem causar um grande transtorno ao seu dia-a-dia. Além da óbvia – controlar o limite de velocidade – estas são as nossas dicas para o ajudar a ter mais euros na carteira ao final do mês.

10 dicas sobre como poupar gasolina

1. Atestar ou não o depósito?

como-poupar-gasolina

Se nos fizesse esta pergunta há uns tempos atrás, dir-lhe-íamos que deveria atestar o depósito, até para evitar as constantes deslocações ao posto de combustível. Todavia, hoje, não nos parece que esta seja uma boa solução, até porque o preço do combustível anda a oscilar com muita frequência. Hoje pode atestar o depósito e amanhã pode baixar o preço da gasolina. Esteja atento aos preços.

2. Abastecer de manhã ou à noite

como-poupar-gasolina

Sobre como poupar gasolina, esta é uma questão que não deve descuidar. A melhor altura do dia para abastecer o seu automóvel é nos períodos menos quentes do dia, ou seja, de manhã cedo ou à noite. Isto porque a gasolina está mais densa nesta altura e, como a gasolina é paga ao litro, comprará mais por menos. Além disso, antes de abastecer, procure os postos de abastecimento que praticam melhores preços do que aquele em que abastece com regularidade.

3. Verificar regularmente a pressão dos pneus

como-poupar-gasolina

Manter os pneus com a pressão ideal é outra das dicas para poupar combustível. Se a pressão for insuficiente, a resistência será maior – o que exige um maior consumo de combustível. Além disso, ao manter a pressão ideal, contribuirá também para uma maior vida dos pneus.

4. Tirar o excesso de peso do carro

como-poupar-gasolina

Se é uma daquelas pessoas que guarda tudo na mala do carro, então está na altura de se livrar do peso desnecessário, sobretudo se precisa de começar a poupar gasolina. Quanto mais carga tiver o carro que transportar, mais consome.

5. Usar o ar condicionado com moderação

como-poupar-gasolina

Use o ar condicionado com bom senso, sobretudo em viagens longas e em auto-estrada.

6. Evitar acelerações excessivas (sobretudo em subidas)

como-poupar-gasolina

Pratique uma condução defensiva e evite acelerações desnecessárias, sobretudo em subidas. Se o motor já está a trabalhar em maior esforço, uma aceleração irá apenas fazer com que o consumo aumente.

7. Evitar ter o carro ligado quando parado

como-poupar-gasolina

Ter o carro ligado quando está parado consome tanto ou mais do que ligar o veículo. Se está à espera de alguém ou parado em filas de trânsito intermináveis, desligue o motor e comece a economizar gasolina.

8. Planear rotas antes de viajar

como-poupar-gasolina

Há sempre mais do que uma maneira de chegar ao mesmo sítio. Por esta razão, aconselhamos a que escolha os percursos mais económicos, mesmo que tenha de sair de casa um pouco mais cedo de manhã.

9. Estacionar o carro à sombra

como-poupar-gasolina

Ao estacionar o carro, prefira sempre fazê-lo à sombra. O carro estacionado ao sol, seja no Verão, seja no Inverno, favorece a evaporação da gasolina.

10. Manter as revisões do automóvel em dia

como-poupar-gasolina

Direção desalinhada ou filtros entupidos contribuem para uma maior despesa de combustível. Por essa razão, e até para uma maior segurança rodoviária, mantenha as revisões do seu automóvel em dia.

Veja também: