Como poupar luz com cilindro: dicas para gastar menos

A utilização de sistemas como o cilindro para o aquecimento de água, representa quase 50% do valor da conta da luz. Saiba como reduzir o consumo e poupar luz com cilindro.

Como poupar luz com cilindro: dicas para gastar menos
Conselhos para reduzir o valor da fatura mensal

Se utiliza um cilindro para aquecer água em casa, é provável que esteja a ter algumas ações que resultam num aumento significativo na conta da luz no final do mês. Como poupar luz com cilindro? Baseamo-nos numa otimização de soluções de aquecimento.

COMO POUPAR LUZ COM CILINDRO DE IMEDIATO

Comece por reduzir a temperatura da água para a qual o cilindro está programado. Para um banho ou duche basta ter o termoacumulador (no caso de tarifas bi-horárias) a rondar os 40 ou 50 C°. Neste caso, evitar banhos de imersão também contribui para a poupança, para que a quantidade de água quente de um cilindro chegue para todos os membros da família.

Algo que também pode fazer de imediato é programar o cilindro, com um relógio ou temporizador, para só estar ligado durante a noite. Além da tarifa de eletricidade ser mais barata, acaba por ter a quantidade necessária de água para todas as manhãs. Outra solução é ligar o cilindro apenas uma hora antes de ter necessidade de água quente. Se o deixar ligado durante o dia, o sistema vai continuamente aquecer água, que provavelmente nem precisa de estar quente.

Pela mesma razão, se for de férias ou estiver fora de casa durante períodos consideráveis de tempo, desligue o termoacumulador do cilindro.

Como poupar luz com cilindro? Mudanças simples que têm peso na fatura. Com simples ações sustentáveis, como reduzir o tempo do duche ou controlar a quantidade de água a usar por cada elemento da família.

contas

COMO POUPAR LUZ COM CILINDRO: INVESTIMENTO

Algumas soluções para otimizar o aquecimento de água em casa implicam um certo investimento. Contudo, são soluções a considerar pelas vantagens a longo prazo.

Se tiver a possibilidade, combine o termoacumulador/cilindro com a instalação de painéis solares. A utilização de painéis solares pode garantir entre 60 a 80% da energia necessária para o aquecimento de água em casa durante um ano. Um investimento que será compensado.

Outra sugestão é a instalação e utilização de torneiras e cabeças de chuveiro eficientes, que podem ser mais caras, mas que vão contribuir para uma poupança a longo prazo.

Veja também: