Como poupar na decoração de Natal

É possível poupar na decoração de Natal mas, ainda assim, ter a sua decorada como manda a tradição e a quadra.

Como poupar na decoração de Natal
Mais decoração por menos dinheiro

Somos especialistas a poupar mas, ainda mais, quando se trata de decoração de Natal. A quadra natalícia pede luzes, presépio, bolas, anjinhos, Pais Natais, estrelas, grinaldas e velas! Faz tudo parte do espírito da época e, não adianta arranjar desculpas, de outra forma não tem graça. 

No dia a dia, o orçamento já é tão esticado que pode sobrar nada para a decoração de Natal. Pois bem, basta alguma criatividade e dedicação. Se der um saltinho rápido ao Pinterest, vai encontrar dezenas (centenas?) de sugestões incríveis a baixo custo para decorar a sua casa.
 

7 dicas para poupar na decoração de Natal


1. A natureza dentro de casa

1

Dê um passeio pelos campos ou pela praia perto de casa e recolha pinhas, pedras, folhas, azevinho ou galhos para fazer grinaldas, decorar jarras de vidro, fazer centros de mesa ou embelezar a lareira. Ou, então, se tem amigos ou familiares que cultivam e lhe oferecem avelãs, nozes ou amêndoas, decore grandes taças com estes frutos.
 

2. Compre menos para conseguir mais

Se é o seu primeiro Natal, sabemos que é difícil controlar o entusismo mas não compre já todas as decorações! Prefira comprar um bocadinho a cada ano ou, melhor ainda, aproveite os descontos que as lojas fazem, imediatamente a seguir ao Natal, para fazer um investimento maior.


3. Uma árvore de Natal ecológica

Use revistas velhas, folhetos ou jornais para fazer árvores de Natal de vários tamanhos e feitios para decorar a sua casa. No Youtube não faltam tutoriais para aprender. Depois, pode deixá-las assim, pode pintar da cor que mais lhe agradar e acrescentar decorações como estrelas ou bolas.


 

4. Reutilize decorações antigas

2

Não deite fora as decorações de Natal de anos anteriores mesmo que algumas coleções fiquem mancas. Com elas, pode construir uma grinalda ou aproveitar esses restos para encher jarras de vidro, juntar umas luzes e já tem uma árvore diferente! Com os laços e fitas dos presentes, faça grinaldas para a porta da entrada.
 

5. Latas e frascos nunca falham

3

O que faz às latas e frascos de feijão e salsichas? Nada? Lave-as, tire o papel, coloque uma vela dentro e já está! Pode também pintar as latas na cor da sua decoração de Natal. Melhor: junte dez latas, faça pequenos furos em cada uma, de modo a formar as letras “feliz natal” e já tem uma decoração simples, barata mas que vai fazer sucesso
 

6. Dê asas à criatividade das crianças

4

Faça com os seus filhos as decorações de Natal. Podem ser desenhos, anjos ou estrelas em cartolina, bolachinhas ou chocolates para colocar na árvore. Online, em páginas como o Pinterest ou no YouTube, encontra centenas de sugestões e tutoriais.
 

7. Uma árvore na parede

5

Pode ser com cartolina, com jornais, com post-it, com galhos de árvores, com luzes, com fotografias da família, com fio, fitas ou laços, com postais reciclados, tecido, rolos de papel, botões, rolhas, algodão... enfim, seja criativo! Ah! Lembramos que as luzes LED duram cerca de 200 mil horas e consomem 90% menos energia, aposte nestas para poupar na conta da eletricidade.

Veja também: