Como poupar na decoração do casamento

É possível decorar o espaço de uma cerimónia sem gastar muito, basta conhecer alguns truques para poupar na decoração do casamento sem perder a elegância.

Como poupar na decoração do casamento
7 dicas que vão salvaguardar o seu orçamento

Na altura de planear o copo d’água, a decoração é um dos aspetos que mais dores de cabeça dá aos noivos, que tendem a delegar a outrém essa responsabilidade e, por isso, acabam por não se aperceber de quanto dinheiro a mais está a ser gasto. Quer saber como poupar na decoração do casamento?
 

7 pequenos truques que fazem a diferença!

 

Flores...

As flores são um dos pormenores mais caros na decoração do casamento, mas são também um dos elementos-chave da cerimónia. De forma a poupar algum dinheiro no casamento, evite os bouquês elaborados e jogue pelo minimalismo. Não desperdice flores em zonas frias do local onde será feito o copo d’água e invista na decoração nos lugares onde os convidados mais se concentrarão. Flores de grande porte e em pouca quantidade são mais chamativas. E não se esqueça de escolher flores da época, que pode encontrar a preços mais acessíveis!
 

...e jarros

Esqueça os jarros de cristal, caros e “pesadões”; aposte em jarros feitos de garrafas ou potes de vidros, que conferem um ar mais rústico ao ambiente, logo, mais acolhedor (e barato).
 

Faça você mesmo

Porque não produzir algumas das peças de decoração que vão ser usadas no casamento? Porta-guardanapos, almofadas, placas indicadoras, sousplats, entre outros itens podem ser criados por si sem que isso prejudique a qualidade - pelo contrário, vai estar a poupar e a ser original! Para quem procura inspiração para poupar na decoração do casamento, não há melhor que recorrer ao Pinterest, que lhe dá acesso a ideias fantásticas para decorar a sua cerimónia dentro de um orçamento sensato. 
 
Veja também: 14 Dicas para organizar um casamento de sonho
 

A importância do local

Escolher um lugar que seja naturalmente bonito é meio caminho andado para poupar na decoração do casamento. Um lugar aconchegante e que possua uma boa iluminação, natural e artificial, facilitará significativamente a criação de um ambiente bem decorado com poucos elementos.
 

As mesas dos convidados

Aposte em centros de mesa em materiais como a madeira e a flores secas. Invista em guardanapos maiores ou mais elaborados para compor uma mesa que possa parecer mais vazia, que sigam a linha decorativa e os tons presentes na sala. Pode ainda incluir um pequeno papiro ou lousa em cada uma das mesas com uma mensagem dos noivos ou um agradecimento aos seus convidados. Este é o tipo de pormenor que será lembrado e a verdade é que, em quase tudo, menos é mais. Há pequenos detalhes que valem por grandes apetrechos.
 

O hall de entrada

Não importa se o seu casamento será ao ar livre ou num local fechado: o hall de entrada é uma das áreas onde a decoração deve ser mais cuidada. No entanto, não precisa de gastar muito para criar uma zona agradável; à entrada da festa pode apostar em fotografias do casal e dos convidados, num espaço para estes deixarem uma mensagem aos noivos, algumas cadeiras e pequenas mesas de centro ou informações sobre a festa (menu, animação, etc). Não descure o arranjo floral nesta zona, que é das mais lembradas e impactantes em qualquer cerimónia.
 

Criatividade acima de tudo

Para poupar na decoração do casamento há que ser criativo. Não raras vezes, os resultados conseguem ser mais surpreendentes do que quando existe um enorme orçamento disponível. O mais importante é:
  • fazer com que os seus convidados se sintam confortáveis;
  • transparecer a personalidade dos noivos no ambiente circundante;
  • pensar fora da caixa (porque não usar arroz colorido para os convidados atirarem?); 
  • definir uma linha decorativa que confira unidade e padrão a todos os elementos da festa;
 
Acredite, vai querer utilizar o dinheiro do seu copo d’água noutras aquisições da vida em comum: comprar um carro novo, redecorar a casa, viajar pela Europa… Aposte na simplicidade, na rusticidade, em locais com uma boa luz, em objetos bonitos que são ao mesmo tempo funcionais. Comece a poupar na decoração do casamento... e pense na lua de mel!
 
Veja também: