Como poupar nos presentes

Oferecer o presente certo traz-nos sempre uma sensação muito boa, mas em tempos de crise há várias formas de conseguir surpreender sem gastar muito dinheiro. Saiba algumas dicas para poupar nos presentes.

Como poupar nos presentes
Na altura de fazer compras, saiba como pode poupar nos presentes

Comprar presentes é sempre uma aventura. Seja no Natal, nos aniversários ou simplesmente porque sim, o acto de comprar um presente tem muito que se lhe diga. Não só pela escolha em si, mas porque quando temos a responsabilidade de escolher algo para dar a alguém, queremos que seja perfeito. A crise trouxe quase tudo mau, mas também nos vai deixar coisas boas. Uma delas é o despertar do nosso lado mais criativo sempre que falta dinheiro para comprar presentes. Veja algumas das dicas que o farão poupar nos presentes.
 

1. Seja criativo

Se o seu orçamento é parco e gosta mesmo de oferecer prendas, seja no Natal ou nos aniversários, dê liberdade à imaginação e crie o próprio presente. Se tiver algum talento especial, melhor ainda – utilize-o! Certamente que as pessoas darão mais importância a algo original feito pela própria pessoa do que algo comprado numa qualquer loja. Há vários sites com óptimas ideias. Espreite este.
 

2. Não faça compras em cima do joelho

Esta é uma dica para ser utilizada principalmente no Natal. Fazer compras em cima do joelho significa várias coisas, entre elas o facto de não conseguir ter tempo para escolher com calma, o que o pode levar a fazer compras precipitadas. Se estiver sobre pressão, também poderá ser levado a fazer gastos substanciais e fora de conta. Tente programar as suas compras com calma.
 

3. Faça listas

Se for o caso de ir comprar várias prendas, não saia de casa sem uma lista. Poupar nos presentes é também saber geri-los e organizar-se. Saiba exactamente a quem quer dar prendas e o que poderá comprar para cada pessoa.
 

4. Siga um orçamento

Antes de comprar uma prenda, é importante que estabeleça um budget, isto é, que limite até quanto pode gastar no total ou por pessoa. Esta definição ajudá-lo-á a não ultrapassar os limites.
 

5. Saldos e promoções

Se há cada vez mais saldos, cartões de descontos e promoções nas mais diversas áreas, porque não estar atendo a elas? A verdade é que quando isso acontece, muito se poderá poupar. Se vai sair para as compras e quer poupar nos presentes, informe-se primeiro das promoções.
 
Veja também: