4 dicas: como poupar quando abastece o carro

É possível poupar até quando está a encher o depósito, basta saber como poupar quando abastece o carro. Neste artigo, partilhamos alguns truques.

4 dicas: como poupar quando abastece o carro
Todos os cêntimos contam

Praticar uma condução defensiva e escolher o local com o combustível mais barato são excelentes formas de poupar no combustível. No entanto, o esforço pode ser ainda maior, pois circulam pela internet alguns truques publicados por um engenheiro de segurança que trabalhou numa refinaria. Estas dicas podem ajudá-lo a saber como poupar quando abastece o carro.

4 truques: como poupar quando abastece o carro

1. Abasteça de manhã

O primeiro truque sobre como poupar quando abastece o carro baseia-se na temperatura do solo. Os postos de combustível têm os depósitos debaixo da terra, estando nestes a temperatura ambiente mais baixa de manhã. A baixa temperatura significa que a densidade do gasóleo e da gasolina é menor, o que por sua vez significa poupança, visto que quando a temperatura do solo sobe estes combustíveis expandem-se.

2. Não aperte a pistola ao máximo

De acordo com a teoria, deverá sempre pressionar a pistola de modo a encher lentamente o depósito, e nunca pressioná-la ao máximo. Estas pistolas devolvem vapor ao depósito de combustível, e ao encher rapidamente cria mais vapor, que não serve para pôr as rodas do carro a mexer, mas que é de qualquer modo contabilizado. Encher lentamente o depósito cria menos vapor.

3. Encha o depósito antes que este fique a menos de metade

O objetivo deste truque sobre como poupar quando abastece o carro é evitar ter muito ar dentro do depósito, para impedir que uma certa parte do seu combustível acabe por evaporar. A publicação original do engenheiro de segurança que partilhou as suas dicas indica que o problema da evaporação é tal, que grandes depósitos em refinarias têm tetos flutuantes para separar o ar do combustível.

Além disso, deve também certificar-se de que enche sempre o depósito quando vai abastecer, pois assim evita ter de gastar mais dinheiro em deslocações. Esta dica sobre como poupar quando abastece o carro pode parecer óbvia, mas muitas vezes é ignorada.

4. Evite encher o depósito num posto que acaba de ser reabastecido

Se vê um camião-cisterna a abastecer o posto de combustível onde pretende encher o depósito do carro, passe para o próximo posto. Quando um posto é abastecido, o combustível dentro do depósito é agitado pelo combustível que está a entrar, o que faz com que os sedimentos assentes no fundo venham ao de cima, sendo assim mais provável metê-los no carro ao abastecer. Pode evitar estes mesmos sedimentos ao abastecer bastante tempo depois do camião-cisterna ir embora, ou ao escolher outro posto.

Veja também: