Como preencher um cheque

Os cheques são um meio de pagamento simples, mas o seu preenchimento requer alguma atenção. Saiba quais os passos para preencher um cheque sem erros.

Como preencher um cheque
Preencher um cheque é simples, mas requer cuidados.
  • Antes de preencher um cheque, certifique-se dos campos obrigatórios.

Preencher um cheque é uma coisa relativamente simples, mas requer algum cuidado com determinados passos. Neste artigo explicamos-lhe o essencial para preencher um cheque da melhor forma, seja um cheque normal ou um cheque pré-datado.
 

Passos para preencher um cheque:

 

Valor

Este campo tem de ser preenchido obrigatoriamente. O valor do cheque deve ser em algarismos e com as seguintes indicações:
  • insira o valor nas quadrículas
  • Não se esqueça de preencher as casas decimais
  • Risque as quadrículas que não preencheu do lado esquerdo
  • Preencha o valor por extenso
 

Data

É obrigatório preencher um cheque com a data de emissão do mesmo no campo indicado para tal. A ordem de preenchimento é sempre AAAA-MM-DD. Não se esqueça de confirmar a data de validade do cheque, uma vez que a data de emissão tem de ser inferior à mesma.
 

Local de Emissão

Também existe um local de emissão para preencher, embora não seja obrigatório. Coloque a cidade ou localidade onde se encontra.
 

Cheques à ordem

Um cheque à ordem ou não à ordem significa que a diferença está entre escrever o nome da pessoa que receberá o pagamento do cheque ou não. Se quiser que o cheque seja dirigido a uma só pessoa, preencha-o à ordem de alguém.
 

Assine o cheque

A assinatura do cheque é fundamental e um item obrigatório. Convém que a assinatura seja igual à que está na ficha do seu banco de forma a que o mesmo consiga identificá-la. 
 
Saiba que...
  • Apesar dos espaços não serem todos de preenchimento obrigatório, convém que os preencha por uma questão de segurança
  • Os cheques cruzados só podem ser levantados depois de serem depositados
  • Deve ter sempre em atenção os prazos e notas de segurança dos cheques
  • A parte inferior do cheque (frente e verso) não deve ser escrita ou carimbada
 

Cheque pré-datado

Um cheque pré-datato é um cheque que requer um preenchimento diferente no que refere ao campo da data. Por norma, estes cheques são preecnhidos com datas futuras e só podem ser levantados no dia ou após a data indicada. 
É possível passarmos vários cheques pré-datados com datas futuras, como por exemplo um cheque por cada mês. Apesar de o mesmo ser assinado e validado pelo titular da conta, o preenchimento da data futura é uma garantia de que o dinheiro não será levantado antes de tempo.
 
Também lhe pode interessar: