AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como preparar a sua carreira para um filho

Gostava de ter um filho, mas receia que esse passo afecte a sua carreira? Preparamos este guia com dicas de como preparar a sua carreira para um filho.

Como preparar a sua carreira para um filho
Antes, durante e depois da gravidez

Como preparar a sua carreira para um filho? No atual cenário socioeconómico esta é uma questão que todos os que anseiam alargar a família e, ao mesmo tempo, continuar a progredir profissionalmente, devem fazer.

Se este é um dos seus planos a médio-curto prazo, há alguns aspetos que precisa de saber. Por isso, a pensar em si e para o ajudar a preparar a sua carreira para um filho, preparamos este guia essencial.
 

O ordenado deles sobe…o delas desce…

O mercado de trabalho ainda “penaliza” as mulheres que decidem ser mães. Estudos apontam que os rendimentos de uma mulher descem cerca de 4% por cada filho que tem. Já nos homens, o cenário é bem diferente: os seus ganhos podem subir até 6%. Este facto assustou-a? Calma! Há formas de preparar o terreno de forma a não sacrificar a sua carreira, independentemente da sua opção de ser mãe.


5 passos para preparar a sua carreira para um filho


1º passo (alguns anos antes) – Conquiste a independência financeira

Preparar-se financeiramente para começar a constituir família requer bastante tempo e, quanto mais tempo tiver, melhor. De forma a aumentar os seus ganhos, procure rentabilizar o seu trabalho, encontrando várias fontes de rendimento.

Pode, por exemplo, conciliar o seu emprego full-time com um trabalho freelancer. A internet veio potenciar as oportunidades: se é um apaixonado por fotografia, por que não colocar alguns dos seus trabalhos em bancos de imagens, onde as pessoas as podem adquirir? Aqui fica uma sugestão…

 

2º passo (cerca de um ano antes) – Comece os preparativos

Durante o período “pré-bebé” procure aumentar a sua rede de contactos, pois pode mais tarde vir a precisar deles. Estabeleça laços, mostre-se disponível, ajude-os se necessitarem da sua ajuda. Mais tarde, poderá precisar que façam o mesmo por si.
 

3º passo (alguns meses antes de engravidar) – Não adie mais aquela visita ao médico

Antes de engravidar deve fazer os exames que tem pendentes e, se não for o caso, fazer o check-up geral. Há medicamentos que não podem ser tomados durante a gravidez e, se algum problema lhe for diagnosticado antes, terá a possibilidade de cumprir o tratamento e depois sim, engravidar.
 

4º passo (durante a gravidez) – Prepare a empresa para o seu período de ausência

Antes de se ausentar da empresa, procure fazer um plano com o seu chefe, de modo a demonstrar-lhe que é um ativo importante. Tente também trocar algumas impressões com outros colegas que tenham passado pelo mesmo. Com certeza que ouvir outras experiências ajudará!
 

5º passo (final da gravidez) – Não se desligue totalmente da sua carreira profissional

Assim que entrar em licença de maternidade, com certeza não vai querer responder a todos os emails que os seus colegas lhe enviam. Aliás, nem os deve habituar a isso, como se estivesse a trabalhar remotamente. O seu email deverá ter uma resposta automática, informando o período em que estará ausente.

No entanto, durante este período pode aproveitar para se enriquecer, lendo aqueles livros que sempre quis mas, por falta de tempo, adiava sistematicamente; ou tirar algum curso online. O que interessa é que sejam atividades que a façam sentir enriquecida.
Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: