Como preparar o carro para o inverno

Chegadas as condições metereológicas mais adversas, é hora de preparar o seu carro para o inverno. Saiba o que considerar na altura de fazer a manutenção do seu veículo.

Como preparar o carro para o inverno
Saiba como proteger e preparar o carro para condições metereológicas adversas

Com a vinda do inverno, chega também a chuva e a neve, logo a condução em estrada é menos fiável e mais perigosa. É necessário investir algum tempo na manutenção e preparar o carro para o inverno. Uma posição pró-ativa neste cenário pode ser a diferença entre ter ou não um acidente. Os problemas são para evitar e não resolver.
 
Tendo este aspeto em consideração, destacamos aqui algumas dicas para se precaver da mudança das condições climatéricas.
 

7 Dicas para preparar o carro para o inverno

 

1 – Verificar estado dos pneus

É fundamental que tenha em mente que os pneus são o único componente do seu veículo em contato com a estrada, como tal, têm de estar em bom estado e preparados para as diferentes e constantes variações de velocidade e mudanças de vias. Comece por verificar o piso e a pressão dos pneus. Caso exista um desgaste significativo do piso substitua-os, para desta forma aumentar a aderência ao piso molhado e evitar aquaplaning. Senão tiver o piso desgastado, verifique a pressão para garantir que a mesma está acordo com a recomendada pela marca.
 
Em terrenos com inverno mais rigoroso, é necessário substituir os pneus por uns de inverno.
 
Estes pneus têm uma maior profundidade das ranhuras, logo uma aderência à estrada mais eficiente. Em alternativa adquira correntes de neve.
 
 

2 – Modificar as escovas pára-brisas

Na passagem do verão para o inverno é necessário mudar de escovas pára-brisas. No Verão a borracha das escovas seca, depois com a chuva as mesmas desgastam-se. Por esta razão deixam de ser eficientes na limpeza do vidro, reduzindo assim a sua visibilidade em condução, o que é obviamente, bastante perigoso.
Veja também sete dicas para conduzir com chuva.
 
 

3 – Analisar o estado da bateria

Tenha o cuidado de inspeccionar o estado da bateria, já que este é um elemento fundamental para movimentar o seu carro. Este componente é o que permite o motor funcionar, tal como qualquer elemento elétrico existente no seu veículo. Normalmente, uma bateria aguenta cinco anos sem problemas, de qualquer forma, no inverno não deixe de apertar todas as conexões e de limpar todas as superfícies para evitar falhas.
 
 

4 – Analisar o funcionamento das luzes

Quando preparar o carro para o inverno não se esqueça de analisar o funcionamento das luzes. Com a mudança climatérica chegam os dias mais chuvosos e cinzentos, o que lhe reduz significativamente a visibilidade na estrada. É assim fundamental ter todas as luzes a funcionar. Se verificar alguma luz com menor potência ou queimada faça a sua substituição imediata.
 
 

5 – Experimente o desembaciador de vidros

Experimente se o desembaciador de vidros está a funcionar eficazmente. Vai certamente, encontrar o vidro embaciado muitas vezes e visibilidade para a estrada depende disso. Para sua comodidade, teste também o aquecedor. É um ponto fulcral em viagens de longo curso.
 
 

6 – Inspecione o escape

Inspecione o escape para garantir que o mesmo não tem qualquer fuga. Se verificar que existem fugas, dirija-se a um especialista para o corrigir, e peça para analisar também o catalisador para se certificar que não existe uma avaria.
 
 

7 – Acessórios

Ao preparar o carro para o inverno, não se pode esquecer de ter sempre consigo um raspador de gelo (espátula). É normal num clima mais rigoroso e após longa paragem, acumular neve ou gelo nos vidros e a melhor forma para os remover é com um raspador de gelo. Não use água quente!
 
 

Dica Extra

Como conselho final, ainda sugerimos que lubrifique todas as fechaduras e dobradiças com um spray adequado. Desta forma minimiza a possibilidade de ficar trancado ou de não conseguir abrir uma porta.
 
Veja também: