AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como procurar emprego no estrangeiro

Se está a procurar de emprego no estrangeiro, saiba como e onde deve começar a sua pesquisa. Conheça também dicas sobre a procura de emprego fora do país.

Como procurar emprego no estrangeiro
Conselhos para quem procura uma oportunidade no estrangeiro

Se é uma das pessoas que está a pensar fazer as malas e procurar emprego no estrangeiro, mas não sabe a melhor forma de o começar a fazer, nós damos-lhe uma ajuda. Todavia, antes disso, deve estar ciente de alguns pontos prévios. 
 
Em primeiro lugar, tem que considerar se está realmente preparado para trabalhar no estrangeiro, consciencializando-se do impacto cultural que vai sentir. Dentro deste aspeto, a decisão de levar ou não a família influencia largamente quer essa preparação quer a tarefa de procurar emprego no estrangeiro. 
Lembre-se, ainda, das questões relacionadas com a língua. Em muitos casos, as candidaturas obrigam ao conhecimento da língua (ainda que noutros casos exista ajuda para adquirir esse conhecimento).
 

Dicas para procurar emprego no estrangeiro

A internet trouxe consigo enormes possibilidades e comodidade para quem quer procurar emprego no estrangeiro. Ainda que, não se esqueça disso, também apresenta alguns perigos. Ainda assim, é sempre uma das melhores soluções para começar a procura. Existe uma extensa lista de sites para procurar emprego no estrangeiro. 
 
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

Antes de partir deverá:

  • Faça uma pesquisa dos países com mais oportunidades de emprego para o seu perfil. Recordamos que nos países do Espaço Económico Europeu (EEE), existe a liberdade de circulação de pessoas, o que permite trabalhar em qualquer outro país desse mesmo espaço sem necessitar de uma autorização de trabalho. Nos outros países informe-se como obter essa autorização.
  • Informe-se também sobre as equivalências das suas qualificações.
  • Escolhido o país, conheça as particularidades do mesmo. O sucesso do seu CV ou da sua entrevista está directamente relacionado com esse conhecimento. Por exemplo, no Reino Unido não deve incluir fotografia, data de nascimento ou nacionalidade no CV. Já na Alemanha deve enviar o CV traduzido para alemão.
 

Para procurar emprego:

  • Visite o site da mobilidade profissional EURES, e procure encontrar ofertas de emprego. Aí encontra também informações sobre as condições de vida e do mercado de trabalho. Também pode divulgar o seu CV.
  • Procure aconselhamento, nomeadamente num serviço de emprego local ou regional.
  • Entre em contacto com o Serviço Público de Emprego do país de acolhimento, procurando também mais conselhos. Por exemplo, junto de um conselheiro EURES.
 
Além da EURES, conselheiros EURES, outros sites ou motores de busca de emprego, pode também recorrer a:
  • Agências de recrutamento privadas (quer em Portugal, quer no país de acolhimento). São uma boa forma de garantir a adequação da oferta à procura.
  • Outras redes de mobilidade europeias.
 
Veja também: