Como prolongar a vida útil do seu PC

É possível prolongar a vida útil do seu PC sem grandes esforços… Basta seguir estas dicas.

Como prolongar a vida útil do seu PC
E poupar algum dinheiro, também!

Há quem diga que é preciso trocar de computador de 5 em 5 anos. Ou até menos… Mas isso não tem de ser verdade e o pé-de-meia dos nossos leitores pode nem esticar assim tanto! Felizmente, descobrimos que é possível prolongar a vida útil do seu PC. Basta seguir algumas dicas e perder um pouco de tempo para que não seja apanhado desprevenido com uma despesa… desnecessária.
 

Dicas para melhorar a saúde do seu computador

 

Temperatura baixa

Os chamados supercomputadores tendem a ser guardados em locais com temperaturas bastante baixas. Porquê? Porque a tendência natural de um computador, quando está em funcionamento, é de aquecer. Uma das formas de prolongar a vida útil do seu PC é bastante simples – manter a temperatura baixa. Para isso, é necessário verificar se o sistema de arrefecimento e dissipação do calor está a funcionar corretamente. A pasta térmica, as ventoinhas… O que nos leva a falar de limpeza.

 

Limpeza

Para manter a temperatura baixa é necessário ter as ventoinhas a funcionar corretamente. Por outras palavras, é necessário e fundamental que faça algumas limpezas periódicas ao seu computador. E não estamos a falar só de limpezas ao nível físico e do hardware… O software que existe no seu computador também pode influenciar! Passemos ao próximo passo…

 

Livre-se dos vírus

Manter-se longe das ameaças é uma excelente forma de prolongar a vida útil do seu PC. Temos algumas dicas que podem ajudar a melhorar o desempenho do seu computador e ajudá-lo a manter as ameaças “à porta”.

 

Revisão aos programas

Não tenha medo de apagar aqueles programas que só utilizou uma vez e que poderá, um dia, voltar a precisar. Costumam ficar esquecidos no disco rígido e ainda ocupam algum espaço desnecessário. Para além disso, procure rever os programas que já possui e, se possível, atualize-os.

 

Desfragmente o disco

Desfragmentar o disco é uma excelente forma de manter os seus programas e os seus ficheiros arrumados nos sítios corretos. Esta medida permite reorganizar os dados existentes no seu disco rígido e pode ajudar a melhorar o desempenho e poupar vida útil ao PC, no sentido em que não o obriga a tarefas desnecessárias.


Veja também: