Como proteger a sua casa nas férias

Quer ir de férias descansado? Proteja a sua casa nas férias com os nossos conselhos, elaborados em parceria com um especialista em segurança.

Como proteger a sua casa nas férias
8 bons conselhos para não correr riscos

O verão está a chegar e com ele a vontade de ir passar uns dias fora e aproveitar da melhor forma os merecidos dias de descanso. Para que o faça deixando a sua casa em total segurança, dizemos-lhe tudo o que precisa de saber para proteger a sua casa nas férias. E para lhe darmos os melhores conselhos, fomos falar com uma empresa especialista e premiada pelos consumidores: a Prosegur.

Lembre-se de que a ocasião faz o ladrão, já diz o ditado, mas se tiver em conta estas dicas, poderá ir de férias tranquilo. Até porque se a regra número um parece ser a de nunca sair de casa sem verificar que fechou bem todas as portas e janelas, há uma série de outros procedimentos a ter em conta. Confira.

8 conselhos úteis para proteger a sua casa nas férias

Instale um sistema de alarme

ki alarme prosegur

Apesar de vivermos num país seguro, a criminalidade não se encontra erradicada e todos os dias nos chegam notícias de assaltos a habitações. Instalar um sistema de alarme é a forma mais eficaz de proteger a sua casa nas férias e eliminar as suas preocupações. Não só tem um poderoso efeito dissuasor como, em caso de assalto, a prontidão das equipas pode impedir maiores prejuízos.

Até 25 de maio, a Prosegur oferece-lhe 40% de desconto imediato na compra e instalação de um sistema de alarme, com o serviço de vigilante 24 horas. Uma oportunidade incrível para passar a usufruir de um sistema de alarme com registo de vídeo e tripla proteção, único no mercado.
Saber mais >>

Tenha um seguro atualizado

Mantenha um seguro contra roubo, que pode estar inserido num ‘seguro de recheio’ mais abrangente: este servirá para proteger a sua casa nas férias e nos outros dias todos também. Encare-o não como um custo, mas como um investimento na sua tranquilidade e segurança.

Se for um seguro completo, tanto pode servir para recuperar prejuízos causados por eventuais assaltantes durante a sua ausência, como noutras ocasiões poderá ressarci-lo das despesas decorrentes de uma inundação ou um incêndio.

Engane os ladrões

recolher o correio

Peça a um familiar, amigo ou vizinho de confiança, que tome conta da casa na sua ausência. Se não for possível ficar gente a viver na casa, peça que alguém vá lá todos os dias para abrir e fechar as persianas, ligar as luzes e recolher o correio.

É importante que este ritual não seja feito sempre às mesmas horas, para tornar mais difícil o trabalho aos assaltantes, que normalmente estudam as rotinas das pessoas da casa.

No entanto, se aderir ao sistema de alarme da Prosegur, não precisará de incomodar ninguém, pois para além da proteção tripla desta solução, ainda terá acesso a um vigilante alerta 24 horas.
Saber mais >>

Não comente que vai de férias

Evite dizer que vai para fora, exceto às pessoas da sua máxima confiança. E mesmo quando esteja a falar com estas, seja discreto relativamente às informações sobre as suas férias (datas exatas, local, etc.), pois como os nossos avós diziam, até as paredes têm ouvidos.

Tenha ainda o cuidado de lhes pedir que não refiram a sua ausência a ninguém, pelos mesmos motivos: nunca se sabe se há alguma pessoa mal-intencionada a ouvir a conversa.

Tenha cuidado com o que publica nas redes sociais

app prosegur

Em tempo de férias, não ceda à tentação de publicar fotografias dos seus pés na areia, da tabuleta do destino onde está ou de um novo restaurante longe de casa. Tenha também especial cuidado com as referências automáticas dos sistemas de localização, sendo sensato desligá-los.

A tecnologia, no entanto, pode ser a sua grande aliada na proteção da sua casa nas férias: a App Prosegur Smart permite-lhe controlar, a partir do seu smartphone, todo o seu sistema de alarme: ativar e desativá-lo, monitorizar a casa acedendo aos vídeos em tempo real, etc.
Saber mais >>

Avise a polícia de que vai de férias

Este conselho é válido apenas para quem não tiver sistema de alarme da Prosegur. Caso tenha o sistema de seguro desta marca líder de mercado, ou o adquira até 25 de maio com 40% de desconto, poderá contar com a vigilância eficaz do sistema, bem como com o aviso imediato à polícia por parte dos técnicos da empresa, caso surja algum incidente.

Se desejar que as forças de segurança públicas – Polícia de Segurança Pública ou Guarda Nacional Republicana – assegurem a patrulha regular da casa na sua ausência, obtenha informações sobre esse serviço na esquadra mais próxima da sua área de residência.

Esconda o que é valioso

proteger joias

Será difícil esconder a televisão ou o frigorífico, mas o computador portátil, gadgets informáticos diversos ou jóias, tenham elas mais valor patrimonial ou sentimental, podem ser guardados em locais pouco óbvios e ficarem assim a salvo de mãos criminosas.

Se tiver um cofre, utilize-o para colocar o dinheiro e objetos de pequena dimensão mais valiosos, e depois esconda-o num local seguro ou disfarce bem a sua localização. Poderá ainda alugar o cofre de um banco ou pedir a algum familiar que guarde esses bens na sua ausência.

Mantenha um registo dos seus bens

Faça uma lista de todos os objetos de valor que tem casa, fotografe-os e registe os seus números de série para que, em caso de furto, seja mais fácil recuperá-los. Muitas vezes, este procedimento é igualmente necessário para efeitos de obtenção do valor do seguro, informe-se na sua seguradora.

Concluindo, a prevenção e o apoio de um parceiro de confiança na área da segurança como a Prosegur – que recebeu o Prémio Cinco Estrelas, atribuído pelos consumidores, pelo segundo ano consecutivo – é o melhor caminho para evitar situações desagradáveis e proteger a sua casa nas férias!

Veja também: