Como proteger o carro de ferrugem

Proteja o seu carro da ferrugem e evite a sua desvalorização. Saiba como com as nossas dicas de manutenção.

Como proteger o carro de ferrugem
Quais os cuidados a ter?

Para proteger o carro de ferrugem é obrigatória uma manutenção constante e eficaz ao mesmo.

À medida que o tempo vai passando pelo seu automóvel é normal o surgimento de ferrugem, especialmente em peças de metal e chaparia. Não existe um timing específico para o aparecimento deste problema, já que ele depende muito dos locais e condições a que está exposto (ex.: climas frios ou maresia).

Fiquem aqui a conhecer alguns cuidados a ter para evitar o aparecimento de ferrugem no seu veículo, independentemente do ano de fabrico.


1 – Mantenha o carro limpo

O primeiro passo para proteger o carro de ferrugem é lavá-lo com frequência. Se tiver possibilidade procure lavar o seu automóvel uma vez por semana, especialmente se o mesmo estiver exposto a condições climatéricas baixas ou junto ao mar. Nesses dois casos, o ar húmido contém um grande teor de sal, levando ao desenvolvimento precoce da ferrugem. De referir que deverá utilizar material adequado para essa lavagem, como água limpa e fresca e shampoo próprio para chaparia. No fim, não se esqueça de o secar bem.


2 – Pinte o seu carro

Uma boa pintura pode, obviamente fazer toda a diferença. Quanto maior for a qualidade da tinta utilizada, maior é a resistência aos elementos naturais corrosivos. Se o automóvel estiver a necessitar, analise a possibilidade de uma pintura geral. Caso tenha a necessidade de pintar de uma forma localizada faça-o junto de um profissional exigindo uma tinta especial para metal, primariamente e só depois com tinta de esmalte, caso contrário a ferrugem aparecerá novamente. Se tratar da pintura, sempre que o desgaste em causa aparecer, vai proteger o carro de ferrugem e evitar gastos financeiros abundantes no futuro.


3 – Verifique as borrachas

Uma das formas mais comuns para o aparecimento de ferrugem é através da infiltração de água quando as borrachas deixam de cumprir com a sua função. Tenha bastante atenção e faça revisão a este nível, especialmente, nas dobras do capô, nas portas, nos amortecedores, nos cantos dos pára-lamas e no compartimento do motor, onde é mais comum o desgaste da borracha.


4 – Examine todo o carro

Proteger o carro de ferrugem não passa apenas pela vistoria externa em chaparia e pintura. Este é um problema que poderá surgir também no motor, em peças e até mesmo na parte de baixo do seu veículo. O segredo passa por examinar, ocasionalmente, todos os componentes metálicos e caso detete o mínimo de ferrugem utilize um produto de remoção adequado, ou em casos mais graves consulte um especialista auto.


Veja também: