Como receber o subsídio de desemprego de uma só vez

É possível receber o subsídio de desemprego de uma só vez, desde que seja para criar o seu próprio emprego. Tanto pode fazê-lo por si mesmo, ou constituir uma empresa

Como receber o subsídio de desemprego de uma só vez
Terá de apresentar uma proposta viável ao IEFP

Se está desempregado e pensa usar o subsídio para criar emprego, tanto para si como para outros, então pode ser do seu interesse saber como receber o subsídio de desemprego de uma só vez. Com este, vai poder criar o seu próprio emprego ou  negócio. Com este benefício, pode fazer da situação negativa do desemprego uma positiva, ao trabalhar por conta própria para fazer mais pelo seu sucesso. 
 

Como receber de uma só vez

Para poder receber o subsídio de desemprego de uma só vez, vai precisar de apresentar ao IEFP um projeto para a criação do seu próprio emprego, enquanto empresário em nome individual, profissional livre ou ao criar uma empresa. Pode, também, fazê-lo ao juntar-se enquanto sócio a uma empresa, desde que esta lhe garanta emprego a tempo inteiro.

O valor recebido de uma só vez corresponde ao valor dos subsídios que seriam pagos mês a mês, recebido tudo ao mesmo tempo. São deduzidos ao valor subsídios já recebidos. 

Se conseguir receber o subsídio de desemprego de uma só vez, terá de exercer a atividade que apresentou no projeto por um período de três anos a tempo inteiro, não podendo exercer outra atividade. Caso não o faça, terá de devolver o dinheiro que recebeu, o que será certamente uma grande barreira entre si e o sucesso que pretende alcançar. 

 

Como fazer o pedido ao IEFP

Quer esteja já a receber subsídio de desemprego ou não, precisa apenas de ao serviço do IEFP da sua área de residência, para que possa entregar o processo do projeto de emprego. Terá também de fazer um requerimento dirigido ao diretor do Centro Distrital do Instituto da Segurança Social.

O IEFP irá então analisar a viabilidade do seu projeto. Caso o projeto se prove viável à criação de, pelo menos, o seu próprio emprego, então certamente vai conseguir receber o montante do subsídio de desemprego todo de uma vez. A resposta demora pelo menos 60 dias úteis a chegar, mas nunca mais do que 90.

Se receber o valor total e lhe parecer ser menos do que deveria, lembre-se que ao final de seis meses, o subsídio de desemprego é reduzido em 10% - algo também contabilizado quando é pago de uma só vez.

Com o IEFP pode não só receber o subsídio de desemprego de uma só vez, como pode também receber outros apoios dados pela mesma entidade, caso o seu projeto cumpra certos requisitos.
Torne o seu Curriculum mais forte e saia do Desemprego em pouco tempo >>
Veja também: