Como recuperar documentos do Word

Sabia que é possível recuperar documentos do Word? Nem tudo está perdido… pelo menos para já!

Como recuperar documentos do Word
Esqueceu-se de gravar? Apagou sem querer? Calma…

Existem várias razões para que um documento se perca. O computador pode desligar-se sozinho. Podemos fechar, sem querer, a janela do Word. O Word pode bloquear… E depois? “Cai o Carmo e a Trindade”, claro! Não se aflija! Temos várias dicas para si e pode tentar seguir estes passos para recuperar documentos do Word. Se isto não resultar… lamentamos imenso!
 

Word 2010 e posteriores

Quando saiu o Word 2010, a Microsoft anunciou que o programa iria começar a criar “rascunhos” temporários e que os iria guardando para que o utilizador não perdesse todo o trabalho que tinha feito até aí. Este “rascunho” temporário pode ter uma vida útil até 4 dias… depois disso, é apagado! Como é que acede aos rascunhos? É simples:
  1. Abra o Microsoft Word e carregue em “Ficheiro”;
  2. Aceda ao menu “Informações” e depois em deverá encontrar um botão chamado “Gerir versões”;
  3. Se pressionar esse botão, vai abrir-se outro botão a dizer “Recuperar Documentos Não Guardados”;

O próprio programa deverá apresentar-lhe uma série de “rascunhos”. Abra aquele que pretende e guarde-o! Pela sua vidinha! Se isto não resultar… siga os passos abaixo.

 

Word 2007 e anteriores

No Word 2007 ainda não existia esta função dos “rascunhos”. Mas isso não quer dizer que o Word não guardasse parte dos documentos que o utilizador estava a editar. 

Se quiser saber e definir o tempo que o programa demora a gravar basta carregar no botão do Microsoft Office (o botão grande e redondo no canto superior esquerdo) e depois, no menu que se abre, carregar em “Opções do Word”. Aceda ao menu da opção “Gravar”. Ative a segunda opção que diz “Salvar informação para autorrecuperação a cada X minutos” onde X é um número que você pode alterar. Se o computador for abaixo ou o programa encravar… volte a abri-lo de imediato! Pode ter sorte!

Outra opção bastante viável é recorrer aos ficheiros temporários que o Word cria. Para tal, siga estes passos:
  1. Aceda à pasta C do seu computador;
  2. Já está? Abra a pasta “Utilizadores”;
  3. Selecione o nome de utilizador no qual se encontra com a sessão iniciada. Provavelmente deverá ser o seu nome;
  4. Depois disto tudo, procure pela pasta “AppData” > “Local” > “Microsoft” > “Office”. 
  5. Aí vão estar os seus ficheiros temporários. Está lá o que procura?;
Não deixe que as últimas novidades digitais lhe passem à frente - ofereça um presente a si mesmo >>
Veja também: