Publicidade:

Como reduzir o consumo de água: 10 dicas que podem ajudar

Nunca foi tão urgente utilizar os recursos naturais de forma consciente. Saiba como reduzir o consumo de água no seu dia a dia.

Como reduzir o consumo de água: 10 dicas que podem ajudar
Pequenas ações para tornar o mundo melhor

Nos dias de hoje, saber como reduzir o consumo de água é uma questão que está ligada não só às questões financeiras, como às contas domésticas, mas também às questões ecológicas de sustentabilidade. Preparámos algumas sugestões sobre como reduzir o consumo de água.

Como reduzir o consumo de água: 10 dicas

water

1. Reduza o tempo do banho

Em vez de deixar a água cair indiscriminadamente, entre o enxaguamento de um produto e a utilização de outro, opte por interromper o fluxo de água do seu chuveiro. A mesma ideia pode ser aplicada na hora de regar as plantas, lavas as mãos, escovar os dentes ou lavar o carro. Apenas este simples processo pode ajudar a poupar cerca de 20 litros de água.

2. Evite vazamentos

Não deixe pequenos vazamentos ou problemas nos canos sem conserto. Podem ficar muito caros no final do mês.

3. Reutilize a água

É possível reutilizar a água do banho, por exemplo, para a sanita. Tenha um recipiente na banheira para a água fria que sai antes do aquecimento.

4. Leve o carro para lavar

Se tem necessidade de lavar o seu carro, prefira levá-lo até um local que reutilize a água em vez de lavá-lo em casa com uma mangueira.

5. Reduza a descarga do autoclismo

Cada descarga gasta em média 10 litros de água. Para diminuir o gasto pode usar o autoclismo duplo ou colocar um tijolo no reservatório de água.

6. Encha as máquinas

Use as máquinas cheias: aguarde sempre que as máquinas de lavar loiça e roupa estejam sempre cheias antes de as ligar. Utilizar esses eletrodomésticos vazios é desperdiçar água e energia.

7. Regue as plantas pela manhã

Regar as plantas com a temperatura mais amena é mais vantajoso, pois não será necessária muita água para que elas fiquem bem. Evite regar as plantas à noite para evitar a proliferação de fungos.

8. Reduza o uso de energia

Sabia que é preciso muita água para produzir determinados tipos de energia consumida pelo ser humano? Reduzir o consumo energético significa reduzir o consumo de água indiretamente.

9. Evite lacticínios

Os produtos derivados do leite exigem uma quantidade muito grande de água para serem produzidos. Evitar o consumo destes produtos pode ajudar a evitar o desperdício de água.

10. Recicle os seus papéis

São necessários aproximadamente 22 litros de água para produzir 1 dólar de papel. Recicle e consuma papéis reciclados.

Veja também: