Como reduzir o consumo de água

A fatura da água pesa no seu orçamento? Talvez esteja a consumir mais do que precisa. Para reduzir o consumo de água, siga as dicas.

Como reduzir o consumo de água
As melhores dicas para poupar água em casa

Reduzir o consumo de água é essencial em todas as regiões, mesmo naquelas onde a água parece abundante. Além de poupar dinheiro, reduzir o consumo de água ajuda a evitar a poluição da água em lagos, rios e bacias hidrográficas. Sem que se aperceba pode estar a gastar mais água do que precisa.
Vai ter que mudar os seus hábitos mas, se seguir as nossas dicas, vai conseguir reduzir o consumo de água, poupando o ambiente e a sua carteira.


Quarto de banho

Opte, sempre que possível, pela descarga do autoclismo de menor volume. Se o autoclismo não tem esta opção, coloque dentro uma garrafa de plástico cheia para diminuir o volume e, assim, reduzir o consumo de água. 

Coloque sempre o lixo no balde, assim, poupa a descarga e o ambiente.

Evite os banhos de imersão e tome duches curtos, podendo deixar a torneira a correr, no máximo, por cinco minutos e feche sempre a torneira para se ensaboar.

Guarde a água fria do duche, para lavar o chão, regar plantas, encher os autoclismos ou lavar alguma roupa à mão, como as peças delicadas.

Para escovar os dentes use um copo, para fazer a barba use um recipiente e seja o mais rápido possível a lavar aos mãos e o rosto, fechando a torneira sempre que possível


Tome nota:
Sabia que pode reduzir o consumo de água, em mais de 80%, se instalar nas torneiras de sua casa, um redutor ecológico de água?
Conheça as soluções Poupar Bem.

Cozinha

Aproveite as águas de cozer vegetais ou carnes, guarde-as no frigorífico ou congelador e use-as, como caldo, para sopas, assados, arroz e estufados.

Se tem uma máquina de lavar loiça, seja rigoroso e cumpra as instruções do fabricante; é a melhor forma de a preservar e evitar o desperdício de água.

Salte a pré-lavagem. Em vez disso, limpe bem os pratos com um guardanapo, raspe os tachos com uma escova e se for mesmo necessário usar água, opte por colocar um pouco num recipiente e use uma escova para limpar a loiça.

Coloque a máquina a lavar apenas com a carga completa. Lembra-se de jogar tetris? É a mesma coisa, cabe sempre mais um prato ou uma colher. 


Lavandaria e exterior

Cumpra as instruções do fabricante da sua máquina de lavar; é a melhor forma de a preservar e evitar o desperdício de água.

Coloque a máquina a lavar apenas com a carga completa e seja poupado no detergente e aditivos. Menos é mais.

Lavar o carro ou o pátio com a torneira aberta pode gastar até quarenta vezes mais do que se o fizer usando um balde. Poupa ainda mais se usar água aproveitada, por exemplo, do duche.


Torneiras

Coloque redutores de água nas torneiras dos lavatórios, da banca e dos chuveiros e diminua drasticamente o consumo de água. Um redutor de água ecológico é uma peça que, quando colocada na extremidade das torneiras, permiti controlar a abertura e reduzir o consumo de água

Com estes redutores basta um toque no filtro, discretamente localizado no centro da boca da torneira, para ligar e desligar a água. Desta forma, não só poupa água, como evita tocar em superfícies sujas para a desligar.

Redutores de água ecológicos

A Poupar Bem disponibiliza dois modelos de redutores: o HP 2065, adequado para cozinhas ou locais  públicos, e o HP-265S, adequado para casas de banho ou locais  públicos.

HP 2065:

  • Poupança de água: 48%
  • Fluxo de água: bolha – suave, areado e totalmente ventilada
  • Cor: prata
  • Materiais: plástico, tampa cromada e latão
  • Faixa de pressão da água: 1-5 kgf/cm2
  • Alcance: 15/16-27 (M24x1)

HP 265S:

  • Poupança de água: 84%
  • Fluxo de água: spray/jato
  • Cor: prata
  • Materiais: plástico, tampa cromada e latão
  • Faixa de pressão da água: 1-5 kgf/cm2
  • Alcance: 15/16-27 (M24x1)

Aceda aqui para mais informações sobre os redutores de água ecológicos Poupar Bem.


Veja também: