Como remover malware: o passo a passo

Vamos explicar-lhe como remover malware e estimar o seu computador durante muito mais tempo.

Como remover malware: o passo a passo
Computador infetado? Estas dicas são para si

Sabe como remover malware? É bem mais fácil do que parece e não é preciso tirar um curso para o fazer. Há várias formas – algumas mais simples do que outras – para que mantenha o seu computador livre de qualquer infeção.

Afinal, não é só o que está à vista que merece a sua atenção e cuidado. Tudo aquilo que está instalado no seu computador também merece o máximo de cuidado.

O que deve saber sobre como remover malware

Malware é um termo proveniente do inglês que significa software malicioso. Ou seja, é um software hostil desenvolvido para se infiltrar num computador e causar danos tal como o roubo de informações, alterações a programas, entre outras coisas.

Por exemplo, existem os vírus, os famosos “cavalos de tróia”, spyware, adware, worms… Uma variedade enorme de “doenças” que podem infetar os computadores mais descuidados.

Muitas vezes, torna-se difícil perceber que se foi infetado com algum tipo de malware, uma vez que, hoje em dia, quem produz este tipo de software malicioso procura que este ataque seja executado de forma silenciosa. Então, o que pode fazer?

remover malware

Como remover malware em 3 passos


Passo 1

A primeira coisa a fazer é impedir que a infeção se espalhe ainda mais. Desligue o wi-fi do computador ou até mesmo a rede wireless de casa.

Depois, reinicie e entre em modo de segurança. Esta opção foi desenvolvida para que o Windows inicie sem grande parte dos programas e processos que utiliza normalmente, ou seja, permite-lhe utilizar o computador sem dar início (em princípio) a software que possa propagar a infeção.

Se possui o Windows 7, Vista ou XP basta reiniciar e pressionar F8 repetidamente quando aparecer alguma coisa no ecrã. No Windows 8 e no Windows 10 é um pouco diferente. No ecrã inicial onde costuma fazer o login, selecione a opção para reiniciar e mantenha premida a tecla Shift.

Passo 2

Conseguiu entrar em modo de segurança? Bom, agora é tempo de eliminar ficheiros temporários. Este passo não é crítico mas pode ajudar bastante.

Aceda à “Limpeza de disco” e escolha esta opção. Não encontra? Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Limpeza do disco. Se tiver as versões mais recentes do Windows basta carregar no Iniciar e escrever “Eliminar ficheiros temporários”.

Passo 3

Por fim, fazer o download e utilizar um software para remover o malware. Há um grande leque de opções, mas sugerimos as versões gratuitas do Malwarebytes e do Bitdefender. São duas grandes opções que recolhem críticas bastante positivas e que são bastante conhecidas.

Se já cumpriu todos os passos, o computador deve estar livre de qualquer infeção. Recorra aos melhores antivírus e mantenha-o assim durante o tempo que for possível. Afinal, é nele que guardamos grande parte dos nossos documentos pessoais que não queremos perder.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.