Como remover riscos do carro

Pretende remover os riscos do carro mas não sabe como proceder? Fique a conhecer os melhores métodos sem ter de recorrer a um profissional.

Como remover riscos do carro
Tome conhecimento dos melhores métodos para remover os riscos do carro.

Os riscos do carro aparecem sem que perceba. Este é um problema garantido desde o momento em toma a decisão de comprar um automóvel. Existem diversas formas de provocar aqueles pequenos arranhões que deixam ao seu carro um aspeto feio e estragado, seja a raspar numa coluna a estacionar, tocar de raspão noutro carro ou até mesmo alguém que o risca propositadamente.

Sendo uma solução avultada e recorrente, o mais comum seria dirigir-se a uma oficina especialista para resolver. Para o evitar vamos apresentar os 3 métodos mais económicos de remover os riscos do carro em sua casa.

É necessário lavar o carro antes de iniciar qualquer um dos métodos, para evitar que os lixos arranhem a pintura.


1. Lixa e Massa de Polir

1.1. Inicialmente, mergulhe uma lixa apropriada em água, depois coloque água no local do risco. Passe a lixa levemente, até que toda a área à volta fique fosca;

1.2. Agora com uma massa de polimento adequada, passe em movimentos circulares uma quantidade suficiente, de forma a cobrir a área que ficou fosca. De seguida limpe até o risco e o fosco desaparecerem. Faça-o com um pedaço de pano que não solte fiapos.

1.3. No fim, aplique uma camada de cera para proteger o acabamento da pintura.


2. Caneta Tira Riscos

2.1. Outra forma de tirar os riscos do carro, é através de uma caneta tira riscos. Este processo começa no momento em que deixa o carro num local sem sol, durante cerca 10 minutos.

2.2. Depois com a caneta (que terá de adquirir no mesmo código de cor do carro) pinte na zona concreta do risco, de forma bastante cuidadosa para que não verta no resto da pintura. Deixe o carro exposto ao sol entre 1 a 48 horas para secar a tinta.

2.3. Se não o fizer corretamente, retire a tinta com um papel. Não demore a tomar essa decisão porque a tinta seca rápido.
De referir ainda que este método é mais indicado para riscos que danificam o verniz e não a pintura do carro.


3. Spray de Remoção de Riscos

3.1. Por fim, poderá utilizar um spray para remover os riscos do carro, tendo o mesmo de ser mais uma vez, do mesmo código de cor do seu carro. Antes de iniciar, certifique-se que tem a superfície lisa, sem tinta solta.

3.2. Agite bastante o spray. Depois aplique em camadas muito finas na zona dos arranhões, a uma distância aproximada de 30 centímetros. Agite sempre que aplicar mais spray, até os riscos desaparecerem definitivamente.

3.3. Para um resultado melhor, poderá ainda aplicar uma camada de verniz acrílico, para proteger o acabamento da pintura.


Veja também: