Como resolver erros da Bimby

Há erros da Bimby que colocam em risco a sua máquina e que devem ser resolvidos imediatamente. Saiba o que deve fazer em cada situação.

Como resolver erros da Bimby
A prevenção é a melhor forma de proteger a Bimby.

A Bimby é uma máquina mas também falha e alguns dos erros da Bimby podem levar a que fique sem a sua ajudante de cozinha preferida durante alguns dias. É frequente, nos vários fóruns dedicados à máquina, encontrar utilizadores que lamentam que, um equipamento tão caro, acabe por dar problemas mas a verdade é que isso acontece e, não raras vezes, por má utilização. 
 

Que cuidados a ter no uso da Bimby? 

Para prevenir a maioria dos erros da Bimby, é recomendado que não comece a utilizar a máquina sem uma leitura do manual de instruções. Sim, sabemos que não será a sua leitura preferida para uma tarde de domingo mas, se não quer perder o investimento que fez na máquina nem gastar fortunas em reparações, não tem como fugir. Veja aqui mais dicas para evitar que a sua Bimby avarie.

 

Principais erros da Bimby: o que fazer? 

A grande maioria dos erros da Bimby ficam resolvidos se reiniciar a máquina de acordo com as seguintes indicações do manual: 
  • Erros 23, 28, 32, 38, 39, 70: desligue a ficha de alimentação da tomada e deixe repousar um tempo 
  • Erros 22, 24 – 27, 29-31, 34 – 37, 51 – 69, OPEn, LOAd: rode o seletor de velocidade para a posição “tampa aberta” e, em seguida, para a posição “tampa fechada” 
  • Erros 71 e 72: não volte a usar e leve a Bimby a uma das lojas para avaliação técnica 

Porém, alguns erros da Bimby são mais frequentes do que outros e são muitas vezes colocadas dúvidas no fórum da Vorwerk que, posteriormente, são respondidas pela equipa Bimby. Saiba o que fazer se lhe acontecer algum dos erros abaixo. 

 

Erros da Bimby TM31 

  • Erro 52: está relacionado com um excesso de humidade nos pinos do copo. É sempre necessário confirmar que os pinos estão bem secos antes de colocar o copo na Bimby 
  • Erro 55: basta rodar o seletor de velocidade para a posição de copo aberto e depois para a posição de copo fechado 
  • Erro 61: pode ser por avaria na placa de comandos da Bimby, é recomendado que leve a máquina a uma das lojas para avaliação técnica 
  • Erro 69: basta rodar o seletor de velocidade para a posição de copo aberto e depois para a posição de copo fechado. 
 

Erros da Bimby TM5 

  • Erro C34, C37, C55, C57, C150, C153, C405: desligue a Bimby durante 15 minutos da corrente. Se quando ligar a máquina, o erro persistir, deve levar a Bimby a uma das lojas para avaliação técnica. 
  • Erro C52, C140: normalmente, está relacionado com um problema de contacto entre o copo e a base. Desligue a Bimby, limpe bem os contatos do copo e da base e volte a tentar. 
  • Erro C142, C143, C144, C145, C146, C152: não volte a usar e leve a Bimby a uma das lojas para avaliação técnica. 
  • Erro C160, C161: significa que o mecanismo de fecho não está a funcionar corretamente. Não volte a usar e leve a Bimby a uma das lojas para avaliação técnica.


Veja também: