Publicidade:

Como saber se alguém está a utilizar a sua rede Wi-Fi privada

Se nota que a sua Internet está lenta, é possível que alguém esteja a aceder à sua ligação. Veja como saber se alguém está a utilizar a sua rede Wi-Fi.

Como saber se alguém está a utilizar a sua rede Wi-Fi privada
Aprenda a ver se tem pessoas não autorizadas ligadas à sua Internet

Se nota que a sua Internet está lenta (as páginas do browser demoram mais a carregar, os vídeos no YouTube também e quando vê filmes e séries online – na Netflix, por exemplo – a qualidade de imagem está mais baixa) é porque, provavelmente, está mais alguém a usar a sua rede Wi-Fi privada.

É sempre fundamental ter a sua ligação protegida por uma password, mas é também importante que mude a password que veio quando instalou o router.

Deste modo, vai ter mais probabilidades de impedir que vizinhos e outras pessoas que estão perto do seu equipamento se liguem à sua rede e façam com que a Internet fique lenta. Saiba como detetar se há agentes externos a aceder à sua ligação.

2 métodos para descobrir se estão a utilizar a sua rede Wi-Fi


Usar aplicações

estranhos a usar rede wi fi

Wi-Fi Inspector 

Como o nome indica, este software permite-lhe ter uma visão geral de todos os dispositivos que estão ligados à sua rede, fornecendo detalhes como nomes dos dispositivos, endereços IP, etc. Isto faz com que tenha acesso a uma lista dos “gadgets legítimos” e permite perceber facilmente quando um dispositivo estranho está ligado à sua Internet.

F-Secure Router Checker

Esta ferramenta não requer download ou instalação. O F-Secure Router Checker procura por sinais que indicam que alguém está a tentar entrar na sua rede e informa-o de imediato.

Wireless Network Watcher 

À semelhança do Wi-Fi Inspector, este software possibilita a procura de atividade estranha na rede, permitindo que monitorize todos os dispositivos que estão ligados à Internet. A diferença é que é também compatível com Mac.

Fing 

Esta app é mais focada na proteção móvel. Permite ao utilizador ver que dispositivos estão ligados à rede, que tipo de equipamentos são, a natureza da sua ligação, etc. A Fing também dá informação acerca de momentos em que a ligação está mais ocupada, o que pode indicar que há mais alguém ligado à sua rede.

2. Verificar através do router

routerFonte da imagem: Pixabay / CC0 License

Comece por fazer um teste simples. Desligue todos os dispositivos que, habitualmente, estão ligados à rede wireless. Depois, olhe para o router e para a luz que diz “WLAN”. Caso esta luz continue a piscar é, provavelmente, porque alguém não autorizado está a usar a sua Internet.

Mesmo assim, a forma mais exata e que lhe dá mais informação acerca de potenciais intrusos na rede é aceder ao painel de administração do router e ver o mapa de gadgets ligados, de modo a perceber se está lá algum que não conhece.

Por norma, digitando 192.168.1.1 ou 192.168 no browser consegue aceder ao painel. Mas verifique no manual de instruções de utilização do seu router. Depois, vão-lhe ser pedidas credenciais de acesso (utilizador e password), mas isto varia de acordo com os operadores, pelo que deve consultar o manual de instruções do router (ou os sites dos operadores) para saber quais as credenciais.

Depois de entrar, vai conseguir saber que dispositivos estão ligados. Caso ainda não o tenha feito, aproveite para alterar a password da sua ligação (usando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos).

De modo a tornar a ligação ainda mais segura, pode também fazer com que o router apenas aceite a ligação de dispositivos que sejam previamente aprovados por si através do endereço MAC (Media Access Control).

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.