Como saber se estou grávida?

Como saber se estou grávida, além do típico exame à urina? Vamos descobrir outras alternativas.

Como saber se estou grávida?
Esteja atenta aos sinais!

Como saber se estou grávida? Esta é uma questão tantas vezes colocadas por muitas mulheres: umas que esperam e outras que desesperam! O momento da gravidez é, quase sempre, um momento muito ansiado e esperado. Por vezes nem sempre é fácil engravidar e a ansiedade aumenta nesses casos. Quando não temos a certeza se é possível uma gravidez, existem alguns sinais que nos podem indicar nesse sentido. 

No entanto, nada mais eficaz do que um exame à urina realizado num laboratório ou então o famoso teste de gravidez comprado em qualquer farmácia. 

Não tão fiável, mas podendo constituir alguns indicadores, vamos deixar alguns sinais que ajudam a responder à questão “como saber se estou grávida”. 


Como saber se estou grávida? 5 dicas que a podem ajudar

 

Atraso ou ausência de período menstrual

Este será o clássico sintoma para a questão de como saber se estou grávida. No entanto, apesar de ser o sintoma mais clássico, é também o menos fiável!

Nem todas as mulheres têm um ciclo menstrual regulado e são muitos os motivos para ausência de menstruação: stress, problemas hormonais, alterações do peso, toma de anticoncecionais, etc. 
 

Peito dorido e inchado

Em muitas mulheres, este é um dos primeiros sinais de gravidez, mesmo antes de acusar num teste de gravidez de farmácia! O peito um pouco maior e muito sensível ao toque é muito comum nas mulheres que engravidam. 

Além disso, também a cor das auréolas costumam mudar (ficam mais acastanhadas) e as veias tornam-se mais salientes. Tudo isto está relacionado com alterações hormonais nesta altura tão específica da vida de uma mulher. 
 

Enjoos e náuseas

Muito comum durante o primeiro trimestre de gravidez, as náuseas e enjoos podem dar outra pista de como saber se está grávida. Existem casos de enjoos tão intensos que a mulher não consegue sequer ter uma vida normal - hiperemese gravídica. 
 

Cólicas abdominais

Parecem-se com cólicas menstruais, mas na verdade é o útero a adaptar-se à nova situação; afinal de contas ele vai crescer muito nos próximos noves meses! Este é um dos sintomas que pode responder à questão “como saber se estou grávida”, mas que muitas vezes é mal interpretado, pois pode ser acompanhado de pequeno sangramento e ser confundido com a menstruação. 
 

Cansaço e sono excessivo

Se observarmos a natureza, conseguimos identificar quando uma fêmea está grávida sem fazer grandes testes: ela deita-se no ninho a descansar e não faz mais nada. 

E porque é que isto acontece? Porque o corpo está a reunir energias para o que aí vem! Daí o facto de se sentir um sono e cansaço excessivo. É natural que estando grávida sinta necessidade de ir para a cama mais cedo e de descansar mais amíude. 

Ouça o seu corpo, ele tem sempre razão! 



Em caso de dúvida, faça o teste

Em todo o caso, para responder à questão “como saber se estou grávida”, deve sempre ser realizado um exame laboratorial à urina, que pode ser prescrito pelo seu médico de família, ou pode também realizar um teste de gravidez de compra na farmácia, que tem uma mínima margem de erro. 

Estes testes são feitos através da colocação de um pouco de urina no equipamento comprado, que lhe indica se há lugar a gravidez ou a não gravidez. 

Veja também: