Publicidade:

Como saber se o ovo está estragado: 5 métodos infalíveis

Como saber se o ovo está estragado? Temos 5 formas de o fazer para que coma sempre ovos frescos e saborosos. Confira ainda as nossas sugestões de receitas!

Como saber se o ovo está estragado: 5 métodos infalíveis
Aprenda a datar os seus ovos de forma muito simples

Os métodos que lhe trazemos servem, sobretudo, para datar os seus ovos, ou seja, determinar a sua idade e perceber se ainda estão frescos ou se, por outro lado, estão já num processo de envelhecimento. Tal nem sempre significa que estejam impróprios para o consumo, mas há alguns sinais de que devem ser ingeridos com a maior brevidade possível. Aprenda connosco como saber se o ovo está estragado e adote, a partir de hoje, estas técnicas muito práticas e simples.

Para somar mais vantagens, listamos alguns dos nossos artigos mais adorados de receitas com ovos para refeições deliciosas, simples e rápidas. Ora, espreite.

Como saber se o ovo está estragado?


E, ainda, sugestões de receitas com ovos para todos os gostos!

OvoFonte: Pixabay/jill111

1. Verificar a data de validade

Para iniciar a lista de dicas sobre como saber se o ovo está estragado, começamos com o método mais básico, que é, naturalmente, conferir a data de validade dos ovos. Por norma, os ovos embalados têm uma validade de 30 dias, embora não signifique que ao fim desse tempo eles estejam estragados. O que sugerimos é que, se tem ovos que já expiraram a validade, use outro dos métodos abaixo para testar se ainda estão ou não bons para o consumo.

2. Observar

A casca diz muito sobre o ovo, por isso vale a pena observá-la. Se ela estiver rachada, viscosa ou seca, é sinal de que pode haver a presença de bactérias. Assim, vale a pena abrir o ovo e proceder à observação da gema e da clara. Se encontrar alguma coloração em tons rosa, azul, verde ou preto, é sinal de que nessas áreas cresceram bactérias. Caso a clara ou a gema escorram, significa que o ovo está velho e a sua qualidade diminuiu.

3. Cheirar

Sim, cheirar é uma das formas mais antigas de perceber se o ovo está ou não bom. Parece-lhe estranho? Acredite que se um ovo estiver estragado, o seu odor é muito caraterístico – quer esteja cru ou cozido. Abra o ovo, cheire e confie nas suas capacidades olfativas.

4. Depositar o ovo em água

Esta é, talvez, a forma mais conhecida e eficaz de saber como está o ovo. Coloque o ovo numa tigela com água. Se ele ficar no fundo, significa que está fresco. Se, por outro lado, ficar inclinando para cima ou a flutuar, é sinal de que já está velho.

5. Iluminar o ovo

Acender uma luz sob os ovos é uma outra técnica possível. Só precisa de uma divisão bem escura e de uma fonte de luz pequena e brilhante, como uma pequena lanterna, por exemplo.

O objetivo é segurar a fonte de luz na extremidade do ovo. Depois, deve incliná-lo e girá-lo rapidamente, da esquerda para a direita. O conteúdo do ovo ficará visível através da casca e irá também conseguir ver se a câmara de ar do ovo é pequena ou grande. No caso de um ovo fresco, ela deve ter cerca de 3,175 mm. Quanto mais velho for o ovo, maior será essa bolsa, pois com o envelhecimento os gases substituem a água perdida através da evaporação.

Tem ovos quase a expirar? Siga as nossas sugestões de receitas


Ver truques para preparar ovos perfeitos >>

Ver receitas de ovos mexidos >>

Ver receitas de ovos com atum >>

Ver receita de ovos moles >>

O ovo é um dos alimentos mais consumido, quer como acompanhamento, quer como ingrediente de bolos ou tortas. Por isso, é tão importante certificar-se de que ele ainda se encontra nas condições ideais para ser consumido, sem pôr em risco a sua saúde.

Coloque já em prática, a partir de hoje, e partilhe com todos estes métodos que lhe mostram como saber se o ovo está estragado. A sua saúde agradece!

Veja também: