Como saber se tem uma ideia de negócio viável

Existem algumas coisas que podemos fazer para saber se temos uma ideia de negócio viável, ou se temos apenas uma ideia que pode ser melhorada

Como saber se tem uma ideia de negócio viável
Saiba se a sua ideia tem asas para voar

Espaços Coworking para pequenas empresas e freelancersSe tem uma ideia fantástica para um negócio que pode vir a mudar a sua vida para melhor, vai acabar por enfrentar o mesmo dilema que qualquer empreendedor enfrenta: será que é uma ideia de negócio viável? Afinal, o mercado está bastante concorrido hoje em dia, mas há sempre espaço para inovações.
 

4 passos para ver se a sua ideia tem futuro

 

1. Descubra se existe mercado

Para saber se tem uma ideia de negócio viável, a primeira coisa a fazer é descobrir se existe mercado para o seu negócio. Se tentar entrar num mercado já dominado por grandes empresas, é provável que nunca vá muito longe. 

A melhor forma de saber se existe mercado é pensar se a ideia representa uma solução para um problema que exista. Se a resposta for positiva, está meio caminho andado.

 

2. Explore formas do negócio fazer dinheiro

Qualquer negócio tem que fazer dinheiro, senão morre. Há negócios muito diretos na forma de o fazer, e outros mais discreto. Seja através da publicidade ou de vendas diretas ao cliente, o dinheiro tem que entrar.

Para o fazer como deve ser, é preciso um bom retorno sobre o investimento. Se lucrar um cêntimo por cada euro que investe, vai demorar muito a ir a algum lado.

 

3. Elabore um bom plano de negócios

Pode ter uma ideia excelente, mas só parra a ser uma ideia de negócio viável quando tiver um bom plano que defina bem como vai executar a ideia. Se não o tiver, vai acabar por ir tudo por água abaixo. Por muito boa que seja a ideia tem de ser bem executada, senão não levanta voo.

Um a boa forma de ver se tem um bom plano de negócios é ver se esta é realista, exequível e se define bem como tudo vai ser feito. Na elaboração do plano, vai-se aperceber que alguns desafios podem fazer com que a ideia não seja assim muito boa.
 

4. Descubra a sua vantagem sobre a competição

Se a sua ideia se baseia num negócio já existente, faça algo que a competição não faça. Baixe o preço da sobremesa,  entregue rebuçados ao vender televisões, ou dê abraços  a quem entra na sua loja. Dê aos seus clientes uma razão para o escolherem a si.

Para poder ter vantagem, vai ter de conhecer bem a sua competição, de modo a saber como lidar com ela. Se houver demasiada, não tem uma ideia de negócio viável, e pode facilmente perder tudo para a competição.
 

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