Publicidade:

7 formas saudáveis para se livrar do stress no trabalho

É daquele tipo de pessoa que deixa o stress tomar conta de si? Algumas mudanças de hábitos podem ajudá-lo a transformar o seu trabalho numa área sem stress.

7 formas saudáveis para se livrar do stress no trabalho
Pequenas mudanças que fazem a diferença

Um ambiente de trabalho marcado por uma alta pressão no que diz respeito a deadlines e resultados, sem escapes, pode resultar num aumento dos níveis de stress perigosos, para a saúde física e mental. Este tipo de ocorrência pode também estar a ser influenciado por fatores de cariz pessoal e, por isso, torna-se importante perceber como se pode livrar do stress no trabalho.

Há alguns hábitos e técnicas que não só o vão acalmar e reconfortar, mas também vão ajudá-lo a isolar o problema e a identificar soluções para o mesmo. Os níveis de produtividade de uma empresa ou organização são maiores e melhores se os colaboradores estiverem bem e focados de forma saudável nas tarefas. O mesmo se aplica à relação entre trabalhadores, entre a entidade patronal e o trabalhador e entre os mesmos e os clientes.

Se a sua empresa oferecer serviços de relaxamento, como massagens ou dias de spa, ou se tiver mesmo um consultório de apoio psicológico, não hesite em pedir ajuda. Deixamos-lhe 7 sugestões de pequenos hábitos que podem fazer a diferença na forma como se pode livrar do stress no trabalho.

7 formas saudáveis de como se pode livrar do stress no trabalho


1. Pausas

É muito importante ter consciência que por vezes é necessário afastar os olhos do ecrã do computador durante mais de 5 minutos. Num dia normal, a produtividade aumenta ou melhora, se existirem pelos menos duas pausas de 15 minutos durante o dia, excluindo a hora do almoço.

Se está sob pressão ou com níveis de stress acima do normal, não hesite em parar e fechar os olhos durante alguns minutos. Beba uma bebida quente que aprecie, para ajudar a relaxar. Contudo, da parte da tarde, evite bebidas com cafeína.

ALT tea

2. Apps e sites para relaxar

Pode relaxar e desligar do trabalho momentaneamente usando algumas ferramentas da internet. Deixamos-lhe algumas sugestões de apps e sites que, em poucos minutos, podem fazer toda a diferença no dia de trabalho:

Pixelthoughts – este website é uma forma muito interessante e até divertida de como se pode livrar do stress no trabalho. Ao abri-lo vai poder escrever a sua preocupação dentro de um círculo e depois observá-lo a desaparecer, como se fosse uma estrela numa grande galáxia;

Headspace – uma aplicação com exercícios de meditação guiados, que duram poucos minutos. Os exercícios são acompanhados por dicas e mensagens positivas;

Breathe – esta aplicação permite-lhe, através do toque do dedo, medir os batimentos cardíacos e ajudar a controlar a respiração. Tem a opção de escolher o número de minutos durante os quais o vão ajudar a relaxar e a reduzir o stress, usando a entrada e saída de oxigénio do corpo.

3. Interações sociais

Aqui falamos de momentos reais, cara a cara, pele com pele. Evite redes sociais e tente marcar encontros pessoalmente, onde os telemóveis são proibidos. Especialmente com outros colegas da empresa. Muito provavelmente vai descobrir que estão com problemas muito semelhantes aos seus. Tente estabelecer um sistema de suporte dentro do próprio escritório.

4. Começar bem o dia

Se for possível, faça o percurso de casa ao trabalho, a pé. Se não for possível na totalidade, que o seja em parte. Pode também optar por uma pequena caminhada matinal. Se frequenta o ginásio, ou pratica exercício físico regularmente, escolha fazê-lo de manhã. Além de o relaxar, os níveis de energia mudam completamente e vai estar muito melhor para enfrentar os problemas do dia. Isto aliado, claro, a um bom pequeno-almoço.

5. Yoga e/ou meditação

Sendo o yoga um tipo de exercício que ajuda a sincronizar corpo e mente, este tipo de exercício ajuda-o a disciplinar o stress e a ansiedade no local de trabalho. É ótimo para relaxar e gerir a ansiedade do dia a dia. Existem posições que pode inclusivamente fazer num cantinho do seu escritório… Se tiver essa possibilidade, claro.

meditação também é um bom método. Existem imensos blogs dedicados ao assunto e playlists no Youtube para meditações guiadas.

ALt yoga

6. Objetos anti-stress

Guarde uma bola anti-stress na sua secretária para ter um escape físico. Por vezes, a reação ao stress pode ser mesmo um acumular de energias que é preciso libertar. Outra opção, é ter desenhos do tipo mandala, ou outros, e lápis para colorir. Soluções imediatas para acalmar a tensão sentida.

7. Diálogo

E para se livrar definitivamente do stress do trabalho, tem de dialogar. Dialogar com o departamento de recursos humanos, com as chefias, com os colegas. Se existe um problema isolado que está a ser uma fonte de stress em particular, é preciso tentar resolvê-lo. Não hesite em exigir o que precisa para bem da sua sanidade mental. Um colaborador satisfeito vai ser produtivo. A empresa só tem a ganhar com isso.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.