Como ser youtuber: guia para iniciantes

Quer descobrir como ser youtuber? Não é assim tão fácil como parece, mas também não tem de ser difícil e pode ser muito rentável.

Como ser youtuber: guia para iniciantes
É fácil? Não, mas pode ser rentável e divertido

Um inquérito realizado a cerca de mil jovens permitiu perceber que três em cada quatro não diria que não a uma carreira de vlogging, ou seja, à partilha de conteúdos através de vídeos. Mas será que qualquer pessoa o pode fazer? O que é que é preciso? Quer mesmo saber como ser youtuber? Nós dizemos-lhe.

Como ser youtuber, passo a passo

1. Conta de YouTube

Qual é o passo mais óbvio para quem pretende ser youtuber? Criar uma conta no YouTube, o famoso site onde qualquer pessoa pode partilhar conteúdos em formato vídeo, criados em qualquer lugar. Basta aceder ao site e criar a conta. É o primeiro passo e o mais fácil, entre todas as exigências.

2. Material necessário

Os youtubers tendem a possuir material de qualidade para produzir os seus vídeos. Uma câmara de vídeo de grande qualidade e um computador capaz de editar e processar vídeo são necessidades básicas. Este tende a ser um dos grandes problemas de quem se pretende lançar no mundo do Youtube.

Não, os gastos não têm de ser assim tão dispendiosos. Uma rápida pesquisa por canais de youtubers famosos permite perceber que todos começaram com material muito simples e acessível a qualquer pessoa. E se lhe dissermos que já tem todo este material em casa? Grave o que precisa com um smartphone e edite através do seu computador. É simples.

3. Editores de vídeo

A edição de vídeo não é algo que se aprenda com muita facilidade. Mas também não é assim tão difícil quanto possa parecer, basta perder umas boas horas a ver vídeos no YouTube ou a ler algumas dicas na internet.

Não sabe que editores de vídeo é que deve usar? Antes de se aventurar pelos mais completos como o Sony Vegas ou o Adobe Premiere, experimente o Windows Movie Maker ou até mesmo o editor que o YouTube disponibiliza online.

4. A ideia

Este é o maior desafio de quem quer saber como ser youtuber: ter uma ideia. Não há uma fórmula de sucesso! Aliás, a pergunta certa nem deve ser sobre a ideia em específico, mas sim sobre o porquê.

Porque é que quer ser youtuber? Pela fama? Pelo dinheiro? Ou porque gostaria de ter um hobby ou possui uma ideia que se destaca do que já existe ? Perceber porque é que quer ser youtuber pode ser o primeiro passo para perceber o que é que gostava de partilhar com os vídeos que vai produzir.

5. A relação youtuber-fã

Manter uma proximidade com os fãs deve ser uma preocupação constante do youtuber e é algo que se faz facilmente através das redes sociais. Porquê? Porque permite que os fãs percebam que também são importantes, que também podem ajudar à criação de conteúdos no canal e que o youtuber não é um mero gerador de conteúdos, mas alguém que se preocupa com quem o vê.

Dicas para ser youtuber

  • Comece com o material que já possui;
  • Partilhe vídeos regularmente;
  • Dê sempre o seu cunho pessoal;
  • Seja dinâmico;
  • Crie hábitos;
  • Crie conteúdos diversos;
  • Acima de tudo: evolua.

 

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.