AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como ter mais tempo no trabalho: 8 dicas

24 horas não são suficientes para fazer tudo o que precisa? Crie novos hábitos! Fique com estas dicas sobre como ter mais tempo.   

Como ter mais tempo no trabalho: 8 dicas
Aprenda a tornar o seu dia mais organizado e produtivo

Preparado para uma nova aventura profissional?Chega ao fim do dia cansada/o e com aquela sensação de que não fez nada? Provavelmente está a gerir mal o seu tempo.

Sim, o dia não cresce, mas há momentos no seu dia que podem ser aproveitados de outra forma. E tudo se resume a uma coisa: organização.

Se quer saber como ter mais tempo deve começar por ver o que está a fazer de errado e adotar novos hábitos, mais produtivos. Pense que não adianta fazer muito se não o faz de forma eficaz e se não tira benefícios disso!
 

Como ter mais tempo?

 
O trabalho, a casa, os filhos, o cão, o ginásio e as atividades daquela associação a que pertence consomem todos os minutos do seu dia e parece que não sobra tempo para mais nada?

Gerir o seu dia e arranjar tempo para fazer novas coisas depende sobretudo de si. Fique com estas estratégias sobre como ter mais tempo.
 

1. Conheça o problema

Antes de mais nada tem que perceber em que é que gasta o seu tempo e onde o está a desperdiçar.

A tecnologia é, actualmente, uma das coisas que nos roubam tempo, em casa e no trabalho. Controle o tempo que passa nas redes sociais e em navegação sem utilidade. Há aplicações que a/o podem ajudar com isso.
 

2. Crie listas

Escreva tudo o que precisa de fazer no dia seguinte num papel ou no seu smartphone. À medida que for completando cada tarefa risque-a da lista. Isso vai dar-lhe a sensação de que está a progredir.


3. Planeie e priorize

Organizar o seu dia tem que fazer parte da sua rotina. Tem que perceber quais as tarefas que tem para fazer e de que forma as pode ordenar para atingir melhores objetivos e ganhar tempo.

Priorize! As tarefas mais importantes primeiro. Aquilo que não faz falta pode ser eliminado da sua rotina e dar-lhe mais minutos para usar naquilo que é importante.
 

4. Acorde cedo!

Pode parecer óbvio, mas acordar cedo vai permitir-lhe fazer o que precisa com mais calma, organizando o seu dia e fazendo com que o seu tempo renda mais.
 

5. Escolha o que vai vestir no dia anterior

As manhãs podem ser muito atribuladas, sobretudo se tiver crianças. Escolher à noite a roupa que pretende vestir no dia seguinte é um gesto simples que pode permitir-lhe poupar tempo.
 

6. Comece e acabe

Não misture tarefas. No trabalho ou em casa, organização são essenciais. Dedique-se a uma tarefa de cada vez e termine-a. Tem um relatório importante para entregar, pare tudo e termine isso. Se estiver concentrada/o vai fazê-lo muito mais rápido.
 

7. Limite o tempo

Determine um período de tempo para cumprir uma determinada tarefa. Pode marcar um cronómetro no seu telemóvel. Findo esse prazo permita-se cinco minutos de intervalo e assim sucessivamente. Tente ser mais produtivo num período específico. Se conseguir criar esta rotina vai ganhar tempo para outras coisas.
 

8. Delegue

Se mesmo assim vir que o seu dia não chega para tudo então está na hora de delegar. Peça a um familiar que o ajude, por exemplo indo buscar as crianças à escola, e peça a outros colegas de trabalho que integrem os seus projetos.
Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: