Catarina Reis
Catarina Reis
01 Mar, 2024 - 15:00

Como ter mais tempo no trabalho: siga estas 7 estratégias

Catarina Reis

24 horas não são suficientes para fazer tudo o que precisa? Mude velhos hábitos! Siga estas dicas sobre como ter mais tempo.

Preparado para uma nova aventura profissional? Chega ao fim do dia cansada/o e com aquela sensação de que não fez nada? Provavelmente não está a gerir bem o seu tempo.

Sim, o dia não cresce, mas há momentos no seu dia que podem ser aproveitados de outra forma. E tudo se resume a uma coisa: organização.

Se quer saber como ter mais tempo deve começar por ver o que está a fazer de errado e adotar novos hábitos, mais produtivos. Pense que não adianta fazer muito se não o faz de forma eficaz e se não tira benefícios disso!

Como ter mais tempo no trabalho

O trabalho, a casa, os filhos, o cão, o ginásio e as atividades daquela associação a que pertence consomem todos os minutos do seu dia e parece que não sobra tempo para mais nada?

Gerir o dia e arranjar tempo para fazer novas coisas depende sobretudo de cada um. Fique com estas estratégias sobre como ter mais tempo.

Existem estratégias e ferramentas que nos podem ajudar muito nesta questão da gestão do nosso tempo de trabalho – fique com algumas delas!

mulher a analisar possibilidades de progressão na carreira em tempos de pandemia
1

Identificar o que está mal e o que pode ser melhorado

Antes de mais, tem que perceber em que é que gasta o seu tempo e onde o está a desperdiçar. Por muito que sinta que precisa de rentabilizar mais e melhor o seu tempo de trabalho, deverá fazer uma espécie de auto terapia e conseguir identificar os pontos em que precisa melhorar. 

Neste aspeto, se tiver dificuldade em identificar o problema, porque não pedir ajuda profissional e consultar um psicólogo do trabalho? Um profissional experiente irá facilmente ajudá-lo a identificar estas questões e ajudar a alcançar os seus objetivos. 

2

Criar listas

Escreva tudo o que precisa de fazer no dia seguinte num papel ou no seu smartphone. À medida que for completando cada tarefa risque-a da lista. Isso vai dar-lhe a sensação de que está a progredir.

Precisa de uma ferramenta útil para o organizar a criar listas? Use a app Todoist, por exemplo.

3

Planear e priorizar com antecedência

Organizar o seu dia tem que fazer parte da sua rotina. Tem que perceber quais as tarefas que tem para fazer e de que forma as pode ordenar para atingir melhores objetivos e ganhar tempo.

Mesmo que sinta que está a perder ainda mais tempo ao pensar no que vai fazer amanhã, na verdade não está: está sim a fazer algo de muito importante para que o seu tempo em trabalho seja bem usado, pois já está feito um plano, e isso faz com que não perca tempo depois, provavelmente sob muito mais stress, no dia seguinte a tentar pensar em todas as coisas que tem para fazer.

Priorize! As tarefas mais importantes primeiro. Aquilo que não faz falta pode ser eliminado da sua rotina e dar-lhe mais minutos para usar naquilo que é importante.

Até a escolha do que vai vestir no dia seguinte faz parte deste planeamento. As manhãs podem ser muito atribuladas, sobretudo se tiver crianças. Escolher à noite a roupa que pretende vestir no dia seguinte é um gesto simples que pode permitir-lhe poupar tempo.

4

Limite o tempo

Determine um período de tempo para cumprir uma determinada tarefa. Pode marcar um cronómetro no seu telemóvel. Findo esse prazo permita-se cinco minutos de intervalo e assim sucessivamente. Tente ser mais produtivo num período específico. Se conseguir criar esta rotina vai ganhar tempo para outras coisas.

5

Não procrastinar com a tecnologia

A tecnologia é, atualmente, uma das coisas que nos roubam tempo, em casa e no trabalho. Controle o tempo que passa nas redes sociais e em navegação sem utilidade.

Sabemos como é fácil mergulhar nas redes sociais e na internet dedicando precisos minutos ou horas diárias simplesmente a não fazer nada a não ser perder tempo. 

Não estamos com isto a dizer que não deverá dedicar tempo livre a atividades lúdicas, mas deverá guardar esses momentos para quando não se intrometer em tempo que deveria guardar para trabalhar. 

Se o fizer, faça-o conscientemente, como quando sente que precisa mesmo de “desligar”. Aqui, esse tempo já não será considerado como “perdido”, pois é importante recarregar baterias, como veremos no ponto 7.

6

Investir nos recursos e/ou ferramentas de trabalho

Quantas vezes gastamos demasiado tempo precioso por causa de um computador demasiado lento? Ou porque a estrutura da empresa precisa de ser repensada, de modo a que não tenha que ficar à espera tempos infinitos para que lhe sejam facultados meios para trabalhar? 

De longe a longe convém olharmos para as nossas condições de trabalho e pensar se na verdade não estará na altura de investir em mais e melhor equipamento, que o permita ser mais eficaz durante o tempo de trabalho.

7

Tirar tempo livre

Gerir bem o nosso tempo de trabalho passa também por passar algum tempo longe do mesmo, fisicamente e mentalmente.

Tal como rentabilizar e gerir o trabalho no horário de trabalho da melhor forma é importante para sermos bem sucedidos, tirar tempo livre também o é, pois permite-nos alcançar um equilíbrio interno. O cansaço não ajuda ninguém a ser criativo e produtivo, pelo que é importante dedicar algum tempo diário ou semanal ao lazer.

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