Como tirar amolgadelas do carro

Utilize as mãos ou a ciência para devolver o aspeto original ao seu carro. Pode tirar amolgadelas usando utensílios que já tem ou comprar um kit próprio.

Como tirar amolgadelas do carro
Faço o trabalho em casa ou leve o carro a um chapeiro

As amolgadelas surgem quando menos são esperadas: depois de ir ao centro comercial quando chegamos ao parque de estacionamento reparamos que alguém abriu a porta um pouco mais e amolgou o nosso carro ou até mesmo com os carrinhos de compras. Também na garagem, com bicicletas e muitas outras coisas.
As opções não têm fim, mas as amolgadelas, apesar de também não o terem, podem ser removidas.

Não é nada agradável ver o nosso carro amolgado. Ter uma pintura brilhante e lá no meio da porta ou do capot algo que nos chama a atenção. Por vezes, apenas um dia depois de polir o carro.


Como reparar as amolgadelas?

Tem duas opções para tirar amolgadelas o seu carro. Levá-lo a um chapeiro ou fazer o trabalho com as próprias mãos. Para este segundo caso há ainda mais opções. Desde utilizar variações de temperatura ou puxar pela chapa.


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre poupança actualizada ao minuto.

Variação de temperatura

O primeiro método utiliza a ciência, contudo não é tão indicado pois corre mais riscos ao variar a temperatura da chapa. Vamos mostrar-lhe como o fazer:
  • Aqueça a área da amolgadela com um secador durante 30 segundos a 1 minuto;
  • Aplique algo gelado e líquido na área que anteriormente aqueceu e esta variação fará com que a chapa volte ao lugar original passando poucos segundos.

Para o segundo ponto poderá usar um spray que tenha dióxido de carbono na composição e aplique sobre a zona da amolgadela com a lata virada ao contrário (de pernas para o ar).


Puxar pela chapa

Neste método, onde o que irá trabalhar serão as suas mãos e não a ciência, utilize um sistema de ventosas. Há acessórios específicos para o efeito ou pode utilizar um desentupidor de canos, daqueles que se utiliza para sanitas ou canos do lava loiças. Fica a dica!

Se optar pelas ventosas mais tradicionais, siga os passos:
  • aplique um adesivo líquido na ventosa;
  • coloque a ventosa no centro da amolgadela;
  • puxe repetidamente aplicando pouca pressão até a amolgadela desaparecer.

Ao utilizar este processo lembre-se sempre de utilizar uma ventosa mais pequena que a amolgadela, caso contrário não irá funcionar. Este processo é, por vezes feito por partes, pois poderá ter de utilizar ventosas de diferentes tamanhos na mesma amolgadela, tendo em conta que ela pode voltar ao sítio aos poucos, tendo assim de reduzir o tamanho da ventosa.

Este método - das ventosas - é mais recomendável, pois o primeiro - o da variação de temperatura - pode fazer estalar o verniz da pintura, levando-o a gastos maiores.

Para ter um trabalho perfeito leve o seu veículo a um chapeiro, contudo a mossa na carteira será maior.


Veja também: