Como tirar fotos perfeitas com o smartphone

Temos várias dicas para o ajudar a tirar fotos perfeitas com o smartphone. Umas mais básicas, outras mais difíceis… mas todas bastante úteis!

Como tirar fotos perfeitas com o smartphone
Os momentos são para ficar registados.

Tirar fotos perfeitas com o smartphone é um desafio que nos surge pelo caminho diariamente. Porque queremos tirar uma selfie com o nosso grupo de amigos, porque queremos registar aquele momento que nos cativou… há imensas razões para nos obrigar a tirar o smartphone do bolso e a captar as mais belas imagens para depois partilharmos. Capriche nas fotografias com as nossas dicas.
 

7 dicas para tirar boas fotos com smartphone

 

Limpe a lente

Que dica tão ridícula, não é? Pois, fique sabendo que mais de metade das fotografias captadas por utilizadores em todo o mundo ficam bastante aquém das expetativas por causa das lentes sujas… Estamos a brincar, vá! Mas não deixa de ser uma dica importante, certo?

 

Esqueça o flash

Uma dica bastante útil para quem pretende tirar fotos perfeitas com o smartphone. O flash até pode dar jeito… mas, na maior parte das vezes, acaba por introduzir uma luz artificial que não condiz nada bem com as melhores fotografias. Aprenda a utilizar a luz natural a seu favor!

 

Regra dos terços

A regra dos terços é uma regra que permite captar fotografias visualmente equilibradas. Basta “dividir” o visor em três terços verticais e horizontais de forma a obter nove quadrados iguais. As quatros esquinas do quadrado do centro mostram quatro pontos de interesse da imagem.

 

Aproxime-se

Captar os pormenores do objeto que captou a nossa atenção é uma excelente forma de explorar a fotografia. Aproxime-se do seu ponto de interesse e não se iniba de variar os ângulos de captação da fotografia.

 

Esqueça o zoom

Nos smartphones, o zoom é realizado de forma digital. De uma forma muito simples, podemos dizer-lhe que isto acaba por provocar uma diminuição da qualidade da fotografia. Esqueça o zoom! Se for preciso, tire a fotografia e depois corte apenas aquilo que quer com um programa específico.

 

Esqueça os filtros

Para tirar fotos perfeitas com o smartphone não há nada como a nossa própria edição. Não seja preguiçoso e deixe os filtros de lado. Estes até podem dar jeito mas, na maior parte das vezes, só atrapalham. Porquê? Porque trazem definições predefinidas que não têm em conta a fotografia que você captou naquele momento.

 

Conte uma história

Uma fotografia não é só aquilo que se vê mas também tudo aquilo que está por trás. O essencial para tirar fotos perfeitas com smartphone é que estas possuam uma história para partilhar. Já está a imaginar os seus domingos à tarde à volta da mesa? Não há nada melhor para captar a atenção de toda a família ou dos amigos.


Veja também: