Como tirar gelo do para-brisas

Tirar gelo do para-brisas é simples, mas é preciso ter cuidado para não danificar o vidro ao fazê-lo.  Com cuidado e paciência, o gelo deixa de ser problema.

Como tirar gelo do para-brisas
Conheça a melhor forma de o fazer

Não é bonito chegar ao carro de manhã e perceber que tem de tirar gelo do para-brisas para poder ir a algum lado. É um problema com o qual não quer lidar logo de manhã e que, se mal abordado, pode vir a dar-lhe algumas dores de cabeça. Se colocar água quente no vídeo para derreter o gelo, pode vir a fazê-lo estalar.

Não se aconselha, também, o uso de sal. Apesar de o ajudar com o gelo, pode riscar-lhe o vidro. Neste artigo, damos-lhe uma alternativa a estes métodos.
 

4 passos para se ver livre do gelo

 

1. Use o sistema de aquecimento

Como não pode colocar água quente no vidro, a melhor forma de tirar gelo do para-brisas rapidamente é através do uso de ar quente. Ligue o motor e aponte ar quente para o para-brisas, e dentro de algum tempo vai começar a ver o gelo a desaparecer.

 

2. Use uma mistura de álcool com água fria

Para o ajudar a ver-se livre do gelo, misture um pouco de álcool com água fria, e coloque a mistura num borrifador. Borrife os vidros com a mistura várias vezes para que o gelo comece a amolecer. Assim está a atacar o problema de ambos os lados, de modo a tirar gelo do para-brisas mais depressa.

 

3. Raspe o gelo

Para não ficar apenas à espera de braços cruzados, depois de borrifar o gelo raspe-o com a ajudar de um raspador de gelo. É uma tarefa morosa, mas acelera o processo e vai ajudá-lo a não chegar atrasado ao trabalho apenas por não ter estado uma noite agradável. Caso não tenha um raspador de gelo, use um cartão como alternativa.

 

4. Use as escovas

Para o ajudar no processo, ou para não ter de estar a raspar, pode sempre utilizar as escovas para resolver o problema. Deve usá-las apenas quando o gelo já estiver relativamente enfraquecido.

 

Como impedir que o gelo se acumule no para-brisas

Para evitar ter de voltar a perder tempo a tirar gelo do para-brisas, vai ter de o impedir de acumular. A melhor forma de o fazer é ao tapar o vidro com uma toalha, com cartão, ou seja o que for que impeça que gelo se forme. O objetivo é não existir espaço entre o vidro e o que o estiver a cobrir.

Outro modo de impedir a acumulação de gelo é a de proteger o seu carro. Sempre que possível, deixe-o numa garagem ou num local onde este esteja protegido das temperaturas baixas.


Veja também: